Atividades Extracurriculares -Oportunidades de Desenvolvimento

por | out 29, 2018

  Por YAN CLEVELARES. Normalmente escolhemos um curso de graduação de acordo com a grade curricular ofertada, mas uma vez dentro da Universidade percebemos que não só da grade vive o aluno. É comum ouvir de professores coisas como “é preciso ter um diferencial”, e a pergunta que fica é: “como posso ter um diferencial se todos os meus colegas de classe estudam as mesmas coisas que eu?”. Bem, é possível buscar esse diferencial em atividades que vão além do currículo obrigatório. Essas são também conhecidas como atividades extracurriculares.

Essas atividades podem ser realizadas por motivos diferentes. Muitas vezes precisamos de um hobbie, ou de momentos de lazer e descontração. Às vezes, buscamos melhorar nossas habilidades em algum idioma, ou algum esporte. Podemos também procurar enriquecer nosso currículo, aprimorar conhecimentos de outras áreas, ou então realizar algum trabalho voluntário para ajudar alguém ou alguéns. E são nessas atividades que podemos encontrar o tão famoso diferencial.

Esse diferencial é alguma habilidade (ou um conjunto de habilidades) que faz com que um profissional se destaque positivamente em meio aos outros, elevando suas chances de serem selecionados ou contratados por alguma empresa, por exemplo. Habilidades como proatividade, resiliência, inovação e adaptabilidade são características muito bem vistas em um candidato durante uma seleção, pois são indicativos de um indivíduo com uma mentalidade profissional, que está preparado e apto a assumir um cargo. Muitos já possuem essas habilidades em algum nível. Elas precisam, então, ser exercitadas e aprimoradas, e isso pode ser realizado dentro das atividades extracurriculares.

O diferencial pode estar à espreita logo a frente, é só uma questão de saber notar as oportunidades a nossa volta. A Universidade Federal de Viçosa, em especial dentro do curso de Bioquímica, apresenta uma gama de possibilidades para o aluno, e saber escolher depende do seu objetivo.

O aluno que sempre sonhou em ser professor pode buscar o primeiro contato com o ensino através dos programas de monitoria e tutoria, que ofertam a oportunidade de desenvolver as habilidades de transmitir conhecimento. Para ter contato com a pesquisa, nada melhor do que realizar uma Iniciação Científica! Ou então que tal se candidatar para a atlética do seu centro? É uma boa oportunidade de praticar esportes e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Se o seu perfil é de empreendedor, as empresas juniores são uma excelente opção para te guiar no caminho do empreendedorismo. Quer ser uma ponte entre a Universidade e os alunos, engajado em temas sociais e políticos? Junte-se ao Centro Acadêmico (CA) do seu curso! Se você tem interesse em realizar projetos, eventos e cursos que unam a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, seu lugar pode ser no Programa de Educação Tutorial (PET).

É importante ressaltar que essas são só algumas sugestões que posso oferecer aos alunos da UFV. Além disso, não devemos ficar acomodados com apenas uma dessas atividades. É importante aproveitar o máximo possível dentro da graduação, experimentar uma combinação saudável dentro das opções fornecidas pela Universidade, e buscar nelas maneiras de crescer e aprender o que não é oferecido pela grade do curso. Aí sim encontramos nosso diferencial.

Quer conhecer alguns dos órgãos citados no texto? Da uma olhada aqui em baixo:

Para saber mais sobre o PET-Bioquímica UFV e seus projetos e eventos, acesse o site https://petbqiufv.wixsite.com/petbqi, curta a página do Facebook (/petbqiufv) ou siga no Instagram (@petbioquimica).

O Centro Acadêmico da Bioquímica da UFV (CA-BQI) também se encontra no Facebook (CA BQI) e no Instagram (@ca.bqi).

Conheça a Empresa Jr de Bioquímica, Polimerize, e seus serviços oferecidos através do site https://polimerize.com.br/ e Instagram (@polimerize).

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!