EMPREGO

por | jun 4, 2018

 

 

Olá! Caro leitor, esta é uma página que indica a empregabilidade e exemplos de emprego para o bioquímico e não vagas de emprego vigentes.

Leia:    https://bioquimicabrasil.com/2015/08/26/bioquimico-uma-profissao-varias-carreiras

Lembre-se: Bioquímicos não se resumem a biotecnologia e nem a análises clínicas. Não devem ser confundidos com a graduação em biotecnologia e nem com a graduação de farmácia. Não devem se sentir limitados a pesquisa científica e nem a biologia molecular e biotecnologia.

Dicas para a empregabilidade: Auto- conhecimento, planejamento de carreira, construção de habilidade interpessoais, persistência e resiliência, proatividade, conheça o mercado de trabalho para o bioquímico, Converse com os egressos (link para a entrevistas).

Exemplos de empresas que já requisitaram Bioquímicos para suas vagas de emprego ou processos de estagio/programas de trainee: Hermes Pardini, Nestle, Ambev, Souza Cruz, Amyris, Eurofarma, Syngenta, Cristalia, Unimed, DASA, Libbs, Coca-Cola, Agilent, Thermo Fisher, Natura, Editora Planmark, Roche, Mondelez Lacta, Novartis, Merck, Novozymes, DuPont, Bayer, Danone, Unilever, Syngenta, BASF.

Um dos grandes fatores da empregabilidade do bioquímico é a sua capacidade de transitar entre a química e a biologia e de transitar entre conhecimentos/tecnologias tradicionais e inovadoras. A capacidade de conhecer e manipular de forma profunda cada tipo de biomolécula, individualmente ou em misturas e formulações. Modificar a bioquímica utilizando os conhecimentos profundos da química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico-química e processos metabólicos e fermentativos. Para nós, a biotecnologia não é um fim em si, mas apenas mais uma tecnologia a nossa disposição para manipular as biomoléculas e suas misturas e formulações, a exemplo da tecnologia química, tecnologia farmoquímica, tecnologia de fermentações, tecnologia enzimática, tecnologia de alimentos, tecnologia clínica etc….

TODAS AS VAGAS ABAIXO PEDIRAM O BIOQUÍMICO!

 

Analista de Controle de Qualidade Físico-químico e Microbiológico(Diversos)

 

*Esta vaga costuma aparecer em diversas empresas e industrias, em especial da área farmoquímica, química, higiene e cosméticos, de alimentos e de bioquímica clínica e toxicológica/diagnóstico molecular. Exemplos: Mondelez-Lacta, Coca-cola, Pratti Donaduzzi pharma, Unilever, Kimberly-Clark, Ambev, Nestlé, Eurofarma, Libbs, Pfizer, Bayer dentre outros.

 

Área: Qualidade, Química e Bioquímica analítica, Química Instrumental, Bromatologia, Bioquímica clínica, microbiologia

Técnicas: HPLC, CG e demais cromatografias, Espectrofotometria, Espectrometria de massas, análise estatística, gestão da qualidade, PCR e biologia molecular, análises bromatológicas, análises microbiológicas, Estatística, Conhecimento em Normas, Requerimentos, Guias, Legislações relacionados a BPF e gestão da qualidade (PDCA, 5S, Lean)

Comportamentais: Perfil analítico e voltado a solução de problemas, Busca de Conhecimento/Aprendizado, Comunicação, Flexibilidade, Orientação para resultado, Autonomia, Qualidade, Excelência e Melhoria Contínua, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em equipe; Responsabilidade, atenção e concentração, pro atividade, prontidão, autodisciplina, empatia, capacidade para resolução de problemas.

 

Responsabilidades:  Efetuar análises físico-químicas, microbiológicas, clínicas e bromatológicas de matérias primas, produtos químicos e bioquímicos, materiais biológicos clínicos, alimentos. Efetuar análises estatísticas e cartas de controle de qualidade. Avaliar criticamente os resultados analíticos x os limites especificados, Elaborar e assinar laudos para liberação de produtos para venda e resultados analíticos, Garantir a execução das manutenções preventivas e calibrações dos equipamentos do laboratório, mantendo os mesmos em perfeito estado de conservação e verificando-os dentro da frequência estabelecida

 

 

PESQUISADOR INDUSTRIAL – NATURA

Área: Tecnologia de Fitoquímicos e Óleos vegetais, Cosméticos

Técnicas:Ferramentas – SAP, Excel, PowerPoint, MS Project, Formulação de produtos cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, técnicas analíticas (LC, LCMS, CG. CGMS, via úmida, IR, UV)

Comportamentais: Caráter observador, senso de investigação na busca de respostas para problemas encontrados, Negociação com parceiros e áreas correlatas aos projetos, Interesse em novas tecnologias,Trabalho em time, Relacionamento com clientes (Área de desenvolvimento de produtos, Marketing, Fabricação, Controle de Qualidade e Segurança de Produto). Interfaces Externas (Parceiros para produção de Insumos, para produção Vegetal e Prestadores de Serviços) e na Natura (Tecnologias Sustentáveis, Controle de Qualidade, Segurança de Produto, Relacionamento com comunidades e Marketing.

Responsabilidades: Assegurar a qualidade dos extratos vegetais produzidos, Definir as especificações de produtos, Definir as especificações de produto,Definir rotas de produção de ativos,Validar parceiros de Projetos,Gerenciar Projetos de obtenção de Insumos,Liderar alguns projetos de desenvolvimento de novas matérias-primas, para tal deve acompanhar os testes de produção em parceiros industriais e comunidades e liderar times multifuncionais e controlar o orçamento e cronograma,Indicar CTs e Universidades para estabelecer parcerias,Validar a Segurança de Produto, Estabelecer cronograma, orçamento e atividades para desenvolvimento de novos insumos, Coordenar a planta piloto, garantindo que todos os testes sejam realizados no tempo estipulado e na qualidade necessária, Gerenciar a equipe para manter a planta piloto em condições ideais de manutenção e limpeza,Coordenar a equipe para que a operação e manutenção de todos os equipamentos da planta piloto, para a produção de amostras da área, ou para testes de processo,Responsável pelo laboratório de Benevides, garantindo que esteja em condições ideias de limpeza e manutenção,Coordenar a operação de todos os equipamentos analíticos do laboratório.

 

Analista de laboratório clínico(Diversos)

*Esta vaga costuma aparecer em laboratórios clínicos como da Unimed e de Hospitais.

Área: Qualidade, Química e Bioquímica analítica, Química Instrumental, Bioquímica clínica, microbiologia, Toxicologia, biologia molecular, imunologia.

Técnicas: HPLC, CG e demais cromatografias, Espectrofotometria, Espectrometria de massas, análise estatística, PCR e biologia molecular, análises toxicológicas, análises microbiológicas, análises imunológicas e de hormônios, uronálise, estatística, Conhecimento em Normas, Requerimentos, Guias, Legislações  relacionados a BPF e gestão da qualidade (PDCA, 5S, Lean)

 

Comportamentais: Perfil analítico e voltado a solução de problemas, Busca de Conhecimento/Aprendizado, Orientação para resultado, Autonomia, Qualidade, Responsabilidade, atenção e concentração, pro atividade, prontidão, autodisciplina, empatia,

 

Responsabilidades:  Efetuar análises físico-químicas e microbiológicas de amostras biológicas humanos ou veterinárias, como sangue, urina e demais fluidos corporais, tecidos histológicos.  Efetuar análises estatísticas e cartas de controle de qualidade. Avaliar criticamente os resultados analíticos x os limites especificados, Elaborar e assinar laudos para liberação dos resultados analíticos. Garantir a execução das manutenções preventivas e calibrações dos equipamentos do laboratório, mantendo os mesmos em perfeito estado de conservação e verificando-os dentro da frequência estabelecida

 

 

ESTÁGIO AMYRIS

Área: Processos Bioquímicos e fermentativos industriais

Técnicas: Biorreatores, Esterilização, Estatística, BPF, BPL, Pacote Office, Inglês.

Responsabilidades: Realizar projeto que proponha alguma melhoria para o setor. Preparar os fermentadores de bancada. Realizar a coleta de amostras e fazer análises microbiológicas e físico-químicas; Transcrever os resultados gerados para documentos eletrônicos e físicos; Auxiliar no preparo de material e dos equipamentos utilizados no processo; Zelar pela organização e limpeza do laboratório e dos equipamentos do setor; Disponibilizar os materiais utilizados no processo fermentativo para a área;

Benefícios: Vale refeição, Auxílio Transporte, Assistência Médica e Odontológica

 

ANALISTA EM PROCESSOS FERMENTATIVOS- EUROFARMA.

Área: Processos Bioquímicos e Fermentativos Industriais

Técnicas: biologia molecular, cultivo celular,microbiologia, fermentação, BPL

Comportamentais:

Responsabilidades: Acompanhamento de processos de fermentação bacteriana, realização de controles em processo, preparo de meios, soluções e materiais para processo, análise de resultados e preenchimento de documentos. Envolvimento com as demais áreas (purificação e análise). Envolvimento na elaboração de documentos (procedimentos operacionais padrão).

Estágio IFF (multinacional)

Área: Fragrâncias e Aromas

Técnicas: BPL, Cromatografia gasosa

Comportamentais:

Responsabilidades: aprender a operar os equipamentos existentes nos laboratórios; Conhecer os processos de pesagem de ingredientes de fragrâncias, Conhecer as formas de aplicação de fragrâncias e suas características técnicas, Atuar em conjunto com a equipe do laboratório e/ou desenvolvimento técnico em resolução de problemas e investigação de soluções técnicas, Conhecer técnicas analíticas, como extração de fragrâncias e análise instrumental por uso de cromatógrafo a gás; Contribuir com as iniciativas de melhorias do setor;

R$ 1.600,00;Assistência Médica e Odontológica;Seguro de Vida; Refeição no Local;Vale Transporte.

 

 

Engenheiro de Aplicação- Thermo Fischer

Área: Vendas e Marketing, Assessoria Científica

Técnicas: Biologia Molecular, Marketing científico, treinamentos e docência, Microscopia e Citometria de Fluxo PCR, qPCR, Eletroforese Capilar e Sequenciamento

Comportamentais:

Responsabilidades: Oferecer suporte científico nas áreas de Biologia Celular e molecular a clientes, vendedores e representantes. Realizar treinamentos e também por atuar como consultor do cliente em processos de pré e pós-venda. As principais responsabilidades incluem: 1) Através da parceria com representantes de vendas atuar na pré-venda sendo um consultor técnico oferecendo aos clientes potenciais informações técnicas que os auxiliem na sua decisão de compra; 2) Trabalhar nos laboratórios dos clientes para fornecer treinamento, assistência técnica e resolução de problemas aos usuários dos produtos da Thermo Fisher; 3) Prover informações sobre o mercado trazendo oportunidades afim de apoiar o desenvolvimento das estratégias de venda, além de atuar em atividades secundárias internas e externas ministrando treinamentos, participando de congressos (como palestrante, inclusive) e fazendo atendimentos em campo para o esclarecimento de dúvidas sobre aplicações e para a solução de problemas com a utilização de produtos Thermo Fisher Scientific.

 

 

Líder de Processos Bioquímicos Industriais-Upstream e Downstream-LIBBS

Área: Processos Bioquímicos e fermentativos industriais

Técnicas: Cultivo celular (Upstream) Tecnologias de purificação (Dowstream); Química de proteínas, Gestão da qualidade, Biorreatores,

Comportamentais:

Responsabilidades: Treinar os demais colaboradores da equipe em procedimentos e tecnologias de cultivo celular e purificação de proteínas; Elaborar documentos relacionados aos equipamentos, área e processos (POPs); Garantir programa 5S dentro da área produtiva, conforme procedimento interno; Acompanhar as etapas de validação de processo e qualificação dos equipamentos;  Garantir que o processo produtivo se encontre dentro das normas e requerimentos, comunicando seu superior imediato sobre qualquer desvio relacionado ao processo ou à área; Acompanhar e avaliar os resultados analíticos, após o encaminhamento das amostras para os laboratórios de controle da qualidade; Reportar e investigar desvios/não conformidades; Descartar os resíduos, seguindo normas e procedimentos vigentes, com o objetivo de evitar a contaminação do meio ambiente; Seguir as etapas estabelecidas na técnica de fabricação, através da requisição dos produtos que serão fabricados, para que seja atendida a demanda de produção; Preparar as soluções, tampões e meios de cultura que entram no processo; Executar o controle diário dos bioprocessos (área de Upstream e área de Downstream); Conferir as matérias-primas recebidas, verificando se a matéria-prima está de acordo com o solicitado, através do formulário de conferência, para evitar erro no processo produtivo; Utilizar os equipamentos de forma correta, visando manter a segurança dos funcionários na área de trabalho e evitar acidentes; Garantir a limpeza dos equipamentos e do setor de trabalho, verificando, constantemente, a necessidade de sanitização com o objetivo de manter as boas práticas de fabricação.

Beneficios: Vale transporte, Vale Refeição, Vale alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida, Previdência Privada, PPR

 

 

Especialista de Aplicações CARGILL

Área: Química e Bioquímica de alimentos, Bromatologia, Processos Bioquímicos e fermentativos industriais, Lacteos.

Técnicas: Conhecimento em gerenciamento de projetos, Conhecimento técnico para desenvolvimento de fórmulas / processos e protótipos, análise de alimentos, química analítica, bioquímica analítica, processos fermentativos

Comportamentais: Pró-atividade; trabalho em equipe; disciplina e pontualidade; senso de organização e prioridade; agilidade;
*Bom nível técnico e senso crítico, complementam o perfil.

Responsabilidades: Responsável por projetos de média complexidade dentro da categoria de lácteos e bebidas, desde o desenvolvimento de formulações à prototipagem, rastreabilidade e elaboração de relatórios dentro da categoria, de forma supervisionada e adequada à legislação pertinente, atendendo segurança dos alimentos e propriedade intelectual;Acompanhar testes e co-desenvolvimento em clientes externos. Planejamento e execução dos testes de aplicação e elaboração de protótipos (formulações, matéria primas, processo, recepção e acompanhamento de clientes no laboratório da categoria); Avaliação dos protótipos (sensorial, físico-químico, etc), discussão e elaboração de relatórios;

 

 

Analista Técnico em Inovações e Empreendedorismo BIOMINAS

 

Área: Gestão de projetos e Gestão de inovações, Empreendedorismo

Técnicas: Gestão de projetos e inovações, empreendedorismo, marketing científico

Comportamentais: Perfil comunicativo, proativo e dinâmico; Facilidade no relacionamento interpessoal; Senso de organização;Envolvimento e comprometimento; Gosto por ambientes inovadores e pelo trabalho em espaços de coworking; Interesse pelo trabalho com startups e empreendedorismo; Habilidade para trabalhar em equipe.

 

Responsabilidades: Será responsável pela aplicação da metodologia do programa por meio da organização e realização de atividades (tais como workshops, eventos e reuniões) nela previstos. Estabelecimento de parcerias tecnológicas dentro de empresas;prospecção tecnológica; processos de transferência de tecnologia, criação/formação de empresas spinoffs e startups;em análises mercadológicas de tecnologias;

 

Analista de Assuntos Regulatórios- Danone.

Área: Qualidade e Assuntos Regulatórios

Técnicas: Domínio do ambiente regulatório brasileiro com conhecimento da legislação de alimentos do Brasil, do Mercosul, da União Européia, do FDA, e do Codex Alimentarius.

Comportamentais: Perfil comunicativo, proativo e dinâmico; Facilidade no relacionamento interpessoal; Senso de organização; Gosto por legislações, argumentação, persuasão e construção de rede de relacionamentos.

Responsabilidades: Atuação junto a órgãos governamentais e associações de classe e entidades científicas, mantendo ampla rede de contatos Construir credibilidade, observar a aplicação da legislação aos negócios da empresa e se comunicar apropriadamente com representantes dos Setores Público, consolidando a posição estratégica da empresa. Atualizar Regulamentações/legislações aplicáveis para a CBU e levar o alinhamento para a aplicabilidade ao negócio. Antecipar o impacto de novas regulamentações/legislações e preparar um plano de ação para a sua implementação. Representar os interesses do Grupo Danone em fóruns nacionais de discussão sobre legislação de alimentos. Influenciar em diferentes instâncias o ambiente regulatório local e garantir que os interesses da Danone estejam contemplados no desenvolvimento da legislação local. Revisar e suportar as respostas que serão enviadas ao consumidor (via departamento de atendimento ao consumidor – DAC), os processos perante os sites das agências reguladoras e atualização das planilhas de controle.

 

 

Analista de Laboratório químico- Corbion

 

Área: Química e Bioquímica analítica, Química de alimentos

Técnicas: Cromatografia líquida, gasosa, de íons, espectrofotometria de absorção atômica e por ICP. Gestão de laboratórios, BPL, treinamentos e docência. Interpretação e redação de métodos analíticos; Domínio de técnicas estatísticas e de planilhas eletrônicas.

Comportamentais: Organização, pro atividade, boa comunicação, ter habilidades de liderança

Responsabilidades: Realizar análises de ácido lático, enzimas, minerais, vitaminas e emulsionantes. Atuar como troubleshooting de todas as técnicas disponíveis nos laboratórios, bem como diagnosticar falhas nestes equipamentos; Programar e planejar a organização do fluxo de trabalho no Laboratório de Análise Instrumental, mantendo contatos com fornecedores para manutenções e informações sobre novas tecnologias; Solicitar a compra de materiais, gerar ordens de serviço e liberar laboratórios para trabalhos de manutenção; Realizar treinamento técnico e dar suporte à Analistas e Estagiários nas técnicas em uso; Executar e avaliar as calibrações dos instrumentos do Laboratório de análise instrumental; Garantir precisão e exatidão, desenvolver e adaptar técnicas mais eficazes, visando a melhoria da confiabilidade , a redução da quantidade de resíduo gerado e a agressividade dos reagentes. Coordenar os estudos inter-laboratoriais e de validação dos métodos de análise da empresa; Coordenar os estudos de estabilidade dos produtos da empresa; Avaliar e recomendar a compra de novos equipamentos para Laboratório; Qualificar/avaliar Prestadores de Serviço e Fornecedores de Matérias-Primas; Emitir os relatórios de qualidade, analisar e acompanhar Metas e Indicadores da Qualidade, realizando análise estatística de dados; Cumprir os requisitos de Segurança e de Gestão de Resíduos, tendo conhecimento dos Perigos e Riscos, assim como dos Aspectos e Impactos dos Laboratórios;

 

Analista de Treinamento técnico em BPF- BAYER

 

Área: Assessoria científica, treinamentos técnicos e docência, Processos Bioquímicos Industriais.

Técnicas: BPF, treinamentos e docências, Processos Bioquímicos Industriais, Gestão da qualidade e assuntos regulatórios

Comportamentais: Habilidade para assimilar uma diversa e grande quantidade de demandas de forma eficiente, lidar com situações sensíveis, tais como o não cumprimento de requerimentos legais/compliance; Habilidades com conhecimento em organização de eventos, treinamentos multifuncionais são desejáveis; Trabalho em equipe, entusiasmo, flexibilidade, criatividade, habilidades para resolver problemas e comunicação aberta.

 

Responsabilidades:  Gerenciar o processo de Treinamento para as divisões de PH e CS de Product Supply Brazil, garantindo que as políticas e padrões da Bayer além dos requerimentos regulatórios estejam devidamente implementados, através da gestão e implementação de programas de Treinamento da Qualidade, os quais estão incluídos Treinamentos Iniciais (Integração) e Treinamentos específicos de processos e funções; Garantir que os requisitos educacionais e as qualificações de competência necessárias estão em vigor para todos os colaboradores com quaisquer atividades reguladas por GMP / GDP / ISO, assegurando que eles entendam os princípios de qualidade que os afetam e são adequadamente treinados, através da definição e manutenção da estrutura geral dos currículos e planos de treinamento; Desenvolver conteúdo de treinamento preciso e eficaz com base nas informações dos SME’s, design instrucional e aprendizagem de adultos, incluindo o desenvolvimento de materiais de treinamento, manuais, procedimentos e / ou recursos visuais para atender aos objetivos de cada programa de treinamento ou treinamento específico, conforme necessário.

 

Analista Pesquisa e Desenvolvimento MERCK VETERINÁRIA (Vallee)

 

Área: Bioquímica veterinária, Vacinas e Imunobiológicos, Processos Bioquímicos Industriais.

Técnicas: Formulação de produtos biológicos, Química e Bioquímica analítica, BPF, BPL, Gestão da qualidade, Gestão de laboratórios, Biossegurança e segurança química, Cultura celular, Processos fermentativos.

Comportamentais:

 

Responsabilidades:  Realizar o trabalho de análises laboratoriais inerentes ao desenvolvimento de novos produtos biológicos, realizando, dentro do cronograma estabelecido no plano de pesquisa e desenvolvimento, todas as etapas e análises previstas. Garantir o cumprimento do cronograma de lançamento de novos produtos biológicos, através da formulação e analise de partidas experimentais e sua posterior transferência para escala industrial e produção de e Partidas-Piloto. Elaborar e revisar documentação dos equipamentos (instruções de uso, qualificação, calibração, manual) usados para análises biológicas; Elaborar laudos de controle de qualidade de produtos biológicos em desenvolvimento; Acompanhar / auxiliar assistência técnica em equipamentos; Acompanhar / auxiliar calibração, qualificação nos equipamentos; Abrir / monitorar ordens de serviço; Controlar os estoques de reagentes e materiais de uso do laboratório; Elaborar relatórios de não conformidade quando necessário; Elaborar controles de mudança quando necessário; Fazer solicitação de compras de materiais utilizados nos desenvolvimentos; Participar de transferências de metodologias analíticas de parâmetros Biológico; Promover o cumprimento das boas práticas de laboratório; Promover o cumprimento das boas práticas de segurança, bem como monitorar o uso de EPI e EPC no laboratório; Realizar prospecção de insumos, equipamentos ou instrumental técnico junto aos fornecedores;

 

 

Descrições das atividades:

Analisar e/ou verificar a autorização das transfusões solicitadas e liberação de bolsas de hemocomponentes, conforme orientação do responsável técnico da Agência Transfusional, visando garantir o atendimento e segurança ao paciente.

Responder pelos procedimentos e documentos da área, frente aos órgãos competentes e processos de acreditação e certificação.

Contribuir para o desenvolvimento, capacitação e engajamento da equipe de profissionais de menor senioridade, reportando e mantendo a liderança imediata informada, apoiando na organização de escalas de serviços, programação de férias e acompanhamento do cumprimento destes e de outros aspectos legais, tendo como diretrizes a política de Gestão de Pessoas.

 

 

 

 

 

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!