O QUE É O MOVIMENTO BIOQUÍMICA BRASIL?
O Bioquímica Brasil foi fruto de inúmeras discussões de alunos e egressos dos bacharelados em bioquímica acerca dos rumos da profissão. Desde 2014 tem atuado como um observatório da profissão, propondo soluções para problemas, desenvolvendo projetos e integrando alunos, egressos, professores e conselho profissional (CRQ-CFQ).
Entre os principais projetos desenvolvidos estão: divulgação da profissão, divulgação da ciência bioquímica e de suas tecnologias e inovações, definição da identidade profissional e de simbologias do bioquímico, integração entre alunos, egressos, professores e conselho profissional (CRQ/CFQ), entrevistas com egressos.
MISSÃO
Fomentar a criação de redes que conectem os bioquímicos entre si, com suas áreas de atuação e com o seu mercado de trabalho.
VISÃO
Ser referência na divulgação, representação e conexão entre os bioquímicos, as suas áreas de atuação e seu mercado de trabalho.
VALORES
Engajamento
Planejamento
Transparência
Apenas Bacharéis em Bioquímica são admitidos como membros. Membros executivos gerenciam o Movimento Bioquímica Brasil e membros colaboradores trabalham em projetos específicos.
BRUNO LIMA
Bacharel em Bioquímica (UFV). Atuação em gestão e análise de projetos. Principais interesses: planejamento e execução de projetos, geração de impacto econômico e social através da inovação, melhoria contínua de produtos e processos, PDI para indústria.
MARCELO DEPÓLO
Bacharel em Bioquímica (UFV) Atuação em ensino, pesquisa científica, extensão e ambiente acadêmico/universitário. Principais intereresses: o políticas públicas de PDI, divulgação científica, gestão acadêmica, processos ensino-aprendizagem, bioinformática e modelagem molecular.
FLAVIANE COUTINHO
Bacharel em Bioquímica (UFSJ) Atuação em ensino, pesquisa científica, extensão e ambiente acadêmico/universitário. Principais interesses: materiais didáticos, EAD, curadoria de conteúdos, serviços analíticos e de P&D relacionados a biologia molecular (diagnóstico molecular e ciências ômicas) com aplicação em alimentos, agronomia, veterinária.
ANGELIS NETO
Bacharel em Bioquímica (UFV). Atuação em Bioquímica Clínica. Atuou na maior planta de automação laboratorial da América Latina (Hermes Pardini/ Fleury), na área de controle e garantia da qualidade de exames clínicos, envolvendo conhecimentos de fluxos pré analíticos, execução de fluxos de ensaios automatizados e do pós analítico.
NILSON CIPRIANO JR
Bacharel em Bioquímica (UFSJ) Atuação em Bioquímica Clínica. É concursado na prefeitura de Pará de Minas onde atua como Bioquímico na execução de exames de rotina (bioquímica, hematologia, e urina). Possui mestrado na área de diagnóstico molecular.
MAXWELL PETRATO
Bacharel em Bioquímica(UFV). Atuação em ensino, pesquisa científica, extensão e ambiente acadêmico/universitário.. Foi gerente de projetos da Empresa Júnior Polimerize e realiza pesquisas científicas na área de atividade biológica de produtos e extratos naturais.
MIKAEL SOARES
Bacharel em Bioquímica (UFV).
Atuação em gestão da inovação e empreenderismo. Principais interesses: habitats de inovação e seus diversos atores (incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, startups, coworkings e investidores), desenvolvimento de modelos de negócios e plataformas tecnológicas, criação de spin-offs de base científica.
FERNANDA TONELLI
Bacharel em Bioquímica (UFSJ). Atuação no ensino, pesquisa científica, ambiente acadêmico/universitário e extensão. Principais interesses: divulgação científica, relação universidade-egressos, representatividade de mulheres na ciência – tendo sido ganhadora do Prêmio Loreal Mulheres na Ciência de 2017- , Fitoquímica, Nanotecnologia e Química biológica.
BRUNO GOMES
Bacharel em Bioquímica (UEM).
Atuação em Bioquímica Industrial nas áreas de PDI, Desenvolvimento Analítico e Assuntos regulatórios na industria Farmacêutica/Farmoquímica
Egressos: Parcerias com grupos específicos de egressos de acordo com focos de interesse e nichos de atuação. Exemplos são: 1. área industrial e de serviços análiticos (farmoquímica, alimentos, cosméticos, papel e celulose, ambiental e águas), 2. área de análises clínicas , toxicológicas, diagnóstico molecular e forense 3. Gestão (inovações, projetos, qualidade, empreendedorismo) 4. Ambiente acadêmico (ensino-aprendizagem, gestão acadêmica), 5. Consultorias, Assessoria científica, vendas e marketing técnico.
Professores: Parcerias com as coordenações e grupos específicos de professores dos bacharelados em bioquímica.
