Áreas de atuação do Bioquímico
''A bioquímica clínica consiste em uma ciência que medeia a química e a patologia, responsável por investigar materiais orgânicos em que seus resultados refletem alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. Estabelecer valores de referência bioquímicos em amostras orgânicas é de suma importância, pois eles servirão como parâmetros para avaliar as alteraçőes funcionais do indivíduo, e com isso contribuir com o médico clínico, diminuindo suas incertezas e propiciando a conduta mais adequada de tratamento. Nesse cenário, os Bacharéis em Bioquímica apresentam grande possibilidade de contribuição através da pesquisa, desenvolvimento e análise em si de múltiplos exames, tais como, avaliação de proteínas, aminoácidos, enzimas, lipídeos, minerais, eletrólitos, aspectos bioquímicos da hematologia, como o ferro sérico, hormônios, marcadores tumorais, líquidos orgânicos, substâncias do sistema hepatobiliar, dentre outros analitos, que podem ser analisados quantitativamente e/ou qualitativamente. Uma vez confirmado o diagnóstico bioquímico, em algumas situações particulares, pode ser oferecido o diagnóstico molecular, realizado em DNA ou RNA.
Atualmente, as investigações bioquímicas estão presentes em todos os ramos da medicina e fortemente inseridas nas relações médico-paciente. Isso se deve principalmente, as informações sobre exames e doenças que são extensamente atualizadas, incluindo novas tecnologias como anticorpos monoclonais, reação em cadeia da polimerase, citometria de fluxo, dentre outras técnicas modernas que melhoram a precisão e a capacidade diagnóstica.'' Por Flaviane Coutinho
Da tecnologia química e bioquímica de alimentos ao controle de qualidade físico-químico e microbiológico. Do desenvolvimento analítico até as novas tecnologias de identificação de OGMs/transgênicos e biologia molecular. Da produção de alimentos e bebidas por fermentação (queijos, cerveja e vinhos) até a produção de compostos alimentares para necessidades nutricionais especiais, e mesmo nas análises de alimentos (bromatológicas) lá está o Bacharel em Bioquímica!
A nós interessa usar células e seres vivos como reatores químicos para novos bioprodutos. Desde a manipulação genética mais básica até o scale up em ambientes BPF/BPL, da melhor formulação de meio de cultura até a escolha do melhor agente biológico de produção, da operação do biorreator até o controle de qualidade.
Conte com os conhecimentos dos bacharés em Bioquímica para a produção de biossimilares, alimentos fermentados, etanol e químicos renovavéis e muito mais!
Você sabia que o bacharel em Bioquímica tem tudo a ver com o ramo de cosméticos?
Desde a utilização de peptídeos bioativos até o anti-aging ácido hialurônico, passando por fitoquímicos como extratos vegetais, óleos esseciais aromáticos e flavonóides. Fora as novas técnicas de liberação de compostos bioativos através da nanobioquímica e enzimas, alcalóides, biopolímeros e compostos bioquímico produzidos via fermentação!
Tudo isso para atuar justamente na sua bioquímica corporal!!! Afinal, a grande proposta da área cosmética é atuar nas estruturas bioquímicas de pele e cabelo (colágeno, elastina, queratina, ácido hialurônico,radicais livres, água, sais minerais, lipídeos) para prolongar a juventude, beleza, saúde e bem estar! 🙂
Compartilhe este artigo:
0 comentários