Por que escolher a bioquímica na UFV?

por | jan 19, 2018

Oi pessoal, tudo bem?! Sou a Nathalia, um dos membros do Centro Acadêmico de Bioquímica da UFV (CA BQI) e estou no sexto período.  Aproveitando muito as férias ou apreensivos para a saída das notas no ENEM? Pois bem, eu já passei por isso e me lembro quão difícil foi escolher qual universidade cursar e qual colocar como primeira opção no SISU.
    Não sei se todos vocês sabem, mas, infelizmente, nem todos os cursos são idênticos em universidades diferentes, (pelo menos, eu não sabia). Quando eu estava na situação de vocês, eu só pensei em escolher a melhor universidade e não foquei em pesquisar diferenças entre os cursos, o que é muito importante para que não tenhamos surpresas futuras.
    Agora, por que essa semana do SISU é tão estressante para os estudantes que acabaram de sair do ensino médio e como saber qual universidade escolher sendo que já escolhi o curso dos sonhos?
    É preciso saber que o curso de bioquímica existe em três universidade do Brasil: UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei) e UEM (Universidade Estadual de Maringá).
   Eu me lembro que na minha época, lá em 2015, eu já tinha decidido por cursar bioquímica (por amar biologia e química, e sempre ter sonhado em atuar na área de pesquisa, tendo um trabalho relevante para a sociedade). Eu tinha colocado a UFSJ como primeira opção e a UFV como segunda (isso no primeiro dia de SISU, no segundo dia eu mudei) e fiquei super confusa por qual instituição escolher, até porque eu não conhecia a fama de nenhuma das duas. Foi então, que amigos da família falaram que a UFV era ótima e que conheciam mais, então eu optei por ela, sem saber como ela realmente funcionava ou sem olhar a grade de matérias (o que foi um erro meu, porque cheguei para o primeiro período sem saber quais matérias eu fazer, descobri isso só no dia da matrícula, então, não cometam o mesmo erro e deem uma olhada rapidinha no site da instituição de interesse).
    Inicialmente, o campus Viçosa da UFV é maravilhoso, um dos mais belos do Brasil. Além disso, aqui há um leque muito grande de áreas de pesquisa, incluindo excelentes professores-pesquisadores no nosso departamento e em outros, tais como no Departamento da Biologia ou da Microbiologia (para quem se interessar por biologia celular, cultivo celular, fungos, vírus); o Departamento de Zootecnia (para quem se interessar por biologia molecular, epigenética, genética , cultivo celular); o Departamento de Química (para aqueles que gostam de síntese orgânica ou bioenergia), Departamento da Engenharia de Alimentos (para quem se interessar por enzimas, bioenergia, produção de bebidas). Também temos o CENTEV (um polo industrial em Viçosa, para quem se interessa em empreendedorismo).
    Além disso, o curso conta com uma Empresa Junior formada por alunos (Tecnomol) que atua no desenvolvimento do aluno, aproximando-o da realidade de mercado e empresas do ramo bioquímico. Há também o PET (Programa de Educação Tutorial) que executa um trabalho de pesquisa, extensão e ensino, aproximando o curso de graduação com a sociedade. E por último, mas não menos importante, o Centro Acadêmico, que auxilia os estudantes em quaisquer dúvidas relacionadas ao curso, promove integração entre alunos, doações de materiais antigos, realiza simpósios e as famosas “brusinha” do curso.
    Outro ponto importante (e talvez diferente do que estão acostumados) é que aqui na UFV as matérias que compõem a grade são divididas por departamentos. Ou seja, temos outras disciplinas que são administradas por outros departamentos, como o Departamento de Biologia, Departamento de Química, Departamento de Física, entre outros. Mas no que isso implica? Implica que, às vezes, é mais difícil mudar horários de aula, sugerir alterações de ementa da matéria, o departamento é menos maleável nas correções das provas, mas nada que seja tão assustador, pode confiar!
    Apesar de estarmos fazendo essa introdução da vida universitária com um pouco da minha experiência pessoal para vocês, muitas vezes vamos descobrindo novos fatos depois que já estamos matriculados, como por exemplo: assistência estudantil, que existe em muitas instituições e auxilia quem está precisando de uma forcinha financeira. Nessa classe de auxílios, existem vários assuntos que atraem os estudantes, assim como auxílio alimentação, auxílio moradia, divisão de saúde, entre outros.
    Então, depois dessa pequena leitura nas férias e, talvez, na semana mais tensa de vocês antes de entrar na faculdade, desejamos a vocês uma ótima entrada na universidade, façam a melhor escolha para vocês e se escolherem Viçosa, serão muito bem-vindos calourinhos ou calourinhas. Ahh, e eu já ia me esquecendo, a UFV tem um canal no Youtube que está cheio de vídeos para vocês!

Nathalia Dutra
Presidente do CA-BQI UFV

 

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!