Carta aberta ao Senado.

por | jul 23, 2021

Caros Senadores (as),

A ciência sempre foi uma luz no caminho do obscurantismo e negacionismo e, nesse momento tão grave da pandemia, deveríamos investir em ciência, tecnologia e inovação contra o Coronavirus cada vez mais, de forma a gerar dados sobre o vírus, sobre situações de pandemia globais e tratamentos eficazes (medidas de barreiras físicas e contenções, medicamentos e vacinas).

Escrevo como um estudante de Bacharelado em Bioquímica pela UFV prestes a se formar. Durante o início de 2020 e durante todo período de distanciamento social, prossegui com as minhas pesquisas na UFV e, nesse ínterim, não observei aumento de investimentos para melhoria de infra-estrutrura de laboratórios, para compra de equipamentos e reagentes para pesquisa e tampouco maior valorização de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado (aumento do valor, introdução de férias -sim, trabalhamos sem direito a férias, décimo-terceiro e outros direitos trabalhistas).

Caros senadores, pensem em quantas vidas teriam sido salvas se os seguintes projetos nacionais tivessem maior investimento para iniciar, concluir e transferir a tecnologia para unidades produtivas como as do Butantan ou Fiocruz:

• Potencial Vacina em desenvolvimento (projeto da UFV): (https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/06/16/ufv-vai-atuar-no-desenvolvimento-de-vacinas-para-a-covid-19.ghtml)
• Potencial Vacina em desenvolvimento (projeto da UFPR): (https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/vacina-da-ufpr-contra-covid-19-pode-estar-disponivel-para-a-populacao-no-ano-que-vem/)
• Obtenção do soro contra COVID-19 (projeto do Instituto Butantan), (https://super.abril.com.br/saude/como-funciona-o-soro-para-covid-19-testado-pelo-instituto-butantan/),
• Potencial Vacina em desenvolvimento (projeto Farmacore, startup brasileira): (https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/07/vacina-brasileira-em-estudo-pela-farmacore-aposta-em-protecao-de-longo-prazo)
• Testes rápidos e de baixo custo para identificação de COVID-10 (projeto da UFV) (https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/03/24/ufv-anuncia-conclusao-de-dois-testes-rapidos-e-de-baixo-custo-para-a-covid-19-desenvolvidos-na-instituicao.ghtml).

Numa guerra, quem desenvolve as melhores armas para combater o inimigo utilizando sua própria capacidade (científica, tecnológica, logística e financeira) torna-se o grande vencedor das batalhas. Com a COVID-19 não é diferente. O Brasil precisa aumentar a sinergia entre o seu sistema nacional de ciência e tecnologia, seu sistema produtivo privado e público e seu sistema financeiro de forma a vencer a guerra contra a COVID-19 com armas nacionais de excelente qualidade e baseadas em ciência e tecnologia.
Peço, por fim, que o Congresso, a partir do Senado, verifique melhores condições de trabalho para os pesquisadores nacionais, não apenas em termos de infra-estrutura laboratorial e compra de reagentes e equipamentos, mas em melhorias substanciais no valor pago e direitos trabalhistas a bolsistas e principalmente na integração ás cadeias produtivas do país da ciência nacional. Nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação consegue entregar ao país mais que ensino e produção de artigos científicos. Entregamos soluções científica e tecnológicas para os grandes problemas nacionais! Que o nosso SNCT (Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia) possa ser tão valorizado quanto o nosso SUS (Sistema Único de Saúde)!

João Assis, graduando em Bioquímica na Universidade Federal de Viçosa.

Compartilhe este artigo:

[ssba-buttons]

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!