Programa 5S: Gestão da Qualidade

por | set 15, 2019

HISTÓRICO

Em cenário pós-guerra (1945~1950), o Japão estava enfrentando uma crise socioeconômica e política muito intensa. Então, o professor Kaoro Ishikawa propôs uma metodologia para auxiliar no combate ao desperdício, já que o país estava devastado pela guerra e sem recursos naturais.

Após ser ocidentalizada, na década de 60, esse método foi se popularizando e aplicado em empresas de manufatura com o propósito de melhorar a administração do "chão de fábrica". Chegou ao Brasil durante a década de 80 com o nome de Qualidade Total.

 

METODOLOGIA

A denominação "5S" veio da analogia às letras iniciais dos cinco princípios abordados pela técnica - Seiri (Utilização); Seiton (Organização); Seiso (Limpeza/Saúde); Seiketsu (Padronização); e Shitsuke (Autodisciplina).

O 5S é conhecido por assegurar a qualidade e segurança dos funcionários no ambiente de trabalho; assim como também propõem garantir a qualidade em todas as etapas dos processos de produção. Entretanto, antes de ser aplicado deve-se estudar como será o impacto dessa metodologia na sua empresa e se essa aplicação levará em consideração os seis Fatores de Qualidade (Pessoas, Materiais, Métodos, Medidas, Equipamentos e Ambientes).

Quaisquer ferramentas de controle de qualidade e melhorias de processos que são aplicados em um ambiente de trabalho, é necessário ter consciência que você precisará estar aberto para quebrar os paradigmas e alterar o modo que você realiza as suas atividades rotineiras, principalmente quando você quer implantar o 5S. Isto porque, você precisará estudar qual é a sua metodologia atual de trabalho, quais são os materiais e equipamentos disponíveis para realizar as atividades, e como todo o conjunto da empresa está dividido nos ambientes.

Não é uma tarefa nada fácil! Requer muito diálogo com a equipe, já que todos devem estar diretamente envolvidos com as mudanças, propondo melhorias e participando dos planos de ações. Ao aplicar um plano de ação precisa estar ciente que aquela proposta pode dar certo ou não, além dos prazos de adaptação, é necessário monitorar a partir de indicadores se aquela medida aplicada realmente trouxe os resultados esperados avaliando isso em curto, médio e longo prazo.

COMO COMEÇAR? COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

SEIRI (Senso de Utilização)

Liste aquilo que é útil;

Liste aquilo que não é útil;

Se não é útil, existe a possibilidade de você utilizar aquele equipamento e/ou material em outro processo? Ou reutilizar de alguma forma?

Descarte aquilo que não possui aplicação nenhuma para a empresa, o propósito aqui, é descartar totalmente aquilo que é inútil.

 

SEITON (Senso de Organização)

Faça o mapeamento do seu ambiente de trabalho e destine um lugar específico para cada material e/ou equipamento, de modo que cada item fiquei alocado em um local estratégico, preferencialmente, próximo dos colaboradores que irão utilizar esses aparatos para realizar suas responsabilidades. Além disso, deve levar em consideração o tamanho e a quantidade dos materiais e equipamentos, e se o local que ele foi alocado/armazenado é apropriado nos quesitos saúde, segurança e meio ambiente.

 

SEISO (Senso de Limpeza)

Sujar apenas o necessário!

Limpar assim que terminar suas tarefas!

Limpeza é prioridade para garantir a qualidade dos processos produtivos independente da sua área de atuação na empresa!

 

SEIKETSU (Senso de Padronização)

É fundamental preservar a vida e saúde de todos os colaboradores, por isso, todas as responsabilidades devem ser estudadas para propor planos de melhorias baseados em medidas preventivas que padronize as ações e garante que todos os funcionários irão seguir as normas técnicas de saúde, segurança e meio ambiente.

 

SHITSUKE (Senso de Autodisciplina)

É essencial que você prepare os colaboradores da sua empresa para que desenvolvam as habilidades de liderança e que aprendam a delegar responsabilidades, isto porque, é fundamental a pessoa ter consciência que para seguir todas as normas técnicas, ela precisa assumir a responsabilidade e cuidar da empresa como se fosse dela.

AUTORIA

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!

Tags: qualidade