Visitas técnicas e estágio na industria para o Bioquímico

por | nov 26, 2017

Ei, você, que tal receber um estágiário bacharel em bioquímica ou receber a visita técnicas deles??

O Bacharel em Bioquímica é o profissional que estuda e aplica as ciências químicas e bioquímicas em diferentes contextos como o industrial, comercial, clínico humano e veterinário, agrícola e ambiental. Nesse sentido, reune-se em um único profissional o que antes estava espalhado em diferentes profissões no Brasil, mas que já não é novidade em países como EUA, Argentina, Chile, Portugal, Inglaterra e demais países europeus e até mesmo países africanos.

O Bioquímico pode atuar em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, melhoria contínua, produção de insumos e análises químicas, bioquímicas e biológicas, gestão de laboratórios, projetos e inovações em diferentes setores relacionados a química, alimentos, farmacêutica, veterinária, agrícola, biotecnologia, ambiental, papel e celulose, cosméticos, análises clínicas e diagnóstico molecular entre outros.

Sabemos que muitas vezes as empresas e industrias reclamam da falta desse ou daquele perfil profissional e não sabem que muitas vezes esse perfil está bem debaixo do nariz. Então, porque não facilitar o contato e derrubar barreiras através de estágios, trainees ou visitas técnicas para se ter um profissional tão bem preparado como os bacharéis em Bioquímica?

Que tal receber esse profissional como estagiário ou numa visita técnica, ou mesmo contratá-lo? E você graduando em Bioquímica, que tal ver outras formas de ser Bioquímico fora da universidade?

A prof. Marcia Rogéria, da UFV, em uma disciplina da graduação em Bioquímica, levou seu alunos a visitas técnicas a Indústria de cosméticos, indústria de laticínios, indústria de vacinas veterinárias, laboratórios de análises clínicas humana e veterinária,

Apresentamos abaixo alguns depoimentos relacionados a essas visitas:

-Porque contratar um bioquimico?

-Entrevistas de bioquimicos no mercado de trabalho

-Bioquímico: uma profissão, várias carreiras!

''Através das visitas técnicas eu percebi que como bioquímicos temos potencial para atuar em várias indústrias, seja de cosméticos, seja de saúde veterinária. Um problema que identifiquei, entretanto, é que para algumas empresas ainda não está claro essa nossa capacidade. Às vezes parece que a divulgação que fazemos do curso não chega na indústria. Mas, já estou ampliando horizontes, uma vez que em laboratório de pesquisa, enfurnado numa universidade, a gente não aprende como o mundo funciona fora dela, como os empresários pensam, como são as coisas dentro de empresas e indústrias. E acho que esse tipo de conhecimento é importante também! Não podemo viver em uma bolha dentro da universidade''

Lethicia, bioquimica UFV

´ ''Nós, alunos de Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa temos a disciplina de Projetos. Essa disciplina visa, entre outros objetivos, demonstrar o amplo leque de opções do curso de bioquímica em diferentes frentes.
    Como parte das atividades da disciplina estamos tendo as visitas técnicas em algumas empresas e indústrias nos ramos de cosméticos e saúde animal, assim como centros tecnológicos de desenvolvimento, tanto privados quanto públicos. Essas visitas demonstram a grande importância de se conhecer na prática os potenciais de ação e áreas de atuação para nós bioquímicos. Pudemos perceber como algumas empresas começaram com todo o apoio de incubadoras no processo de transformação de uma ideia para a formação de uma empresa em si. É fantástico perceber que existem pessoas trabalhando na capacitação de startups em solo brasileiro e que existe um grande potencial de crescimento nessa área.

   As visitas às empresas geraram em mim a esperança de que em breve a indústria brasileira perceberá que nós Bacharéis em Bioquímica somos capazes de trabalhar em uma imensa diversidade de atuações, seja em empresas de cosméticos, saúde animal, alimentos, dentre outras.
  Pudemos perceber também que os conhecimentos técnicos, tecnologias e análises adotadas nessas empresas como por exemplo, PCR, análises físico-químicas e quantitativas dentre outras foram muito bem abordadas durante a nossa graduação e nos dão a certeza de que com luta conseguiremos nos inserir no cenário industrial brasileiro e não ficar apenas no seguimento da academia e pesquisa.

   É possível também unir as duas, academia e indústria, de forma saudável, trabalhando de uma maneira aplicada e inovadora, de modo que os nosso trabalho como bioquímicos possa gerar novos produtos, sejam eles vacinas, cremes, fármacos, dentre outros.
Sou muito grato a professora Márcia Rogéria Lamego pelo imenso carinho, pela competência e pelo trabalho de buscar junto a diferentes seguimentos de atuação do bioquímico estas visitas. Certamente, visitas técnicas que expandem nossos horizontes!"

Braulio Nogueira

Quer levar o Bioquímico  formado na UFV, UFSJ ou UEM para visitas técnicas ou estágios em sua empresa ou indústria?

Entre em contato conosco do BioquímicaBrasil que faremos a ponte entre sua empresa e as universidades!

Visita técnica na HASKELL cosméticos:

 

SMLXL

SMLXL

 Visita técnica na Microvet Vacinas  e exames de análises clínicas veterinárias

SMLXL

 Visita técnica ao ViçosaLab, laboratório de análises clínicas e toxicológicas
SMXLL

 Visita técnica ao Latícinios Funarbe
SMLXL

 

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!