Controle de Qualidade: Tratamento de água e esgotos na SAAE-Carmo do Cajuru

por | out 7, 2015

O Alan Alex Aleixo é bioquímico pela UFSJ (2010-2014), mestrando pelo programa de Ciências da Saúde da UFSJ e atualmente é responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Águas do Serviço Autônomo de água e esgoto, SAAE-Carmo do Cajuru-MG.
- (Bioquímica Brasil) Alan, nos conte como foi sua trajetória acadêmica e profissional até aqui?
(Alan) Minha trajetória acadêmica começou na UFOP estudando Farmácia. Entretanto, não satisfeito com o curso entrei na UFSJ em 2010 na IV Turma de Bioquímica. No primeiro ano da minha graduação entrei como IC no Laboratório de Microbiologia/CCO, onde desenvolvi projetos nas áreas de antimicrobianos, antivirais e biologia molecular até o final de minha graduação. Atualmente, estou terminando um mestrado na UFSJ na área de Ciências da Saúde e atuando como RT concursado do Laboratório de Análise de Água do Serviço Autárquico de Água e Esgoto de Carmo do Cajuru/MG.
- Como você aplica os conhecimentos de aprendidos na graduação em bioquímica no seu trabalo como responsável técnico por análises de águas? Como é o seu dia a dia na SAAE?
Apesar de não existir uma disciplina específica na grade do curso relacionada com tratamento e análise de água, o Bacharel em Bioquímica é capacitado em todos os aspectos para atuação neste campo. As disciplinas das áreas de química e biologia do ciclo básico proporcionam aos alunos conhecimentos essenciais e indispensáveis que os permitem encararem de maneira crítica os problemas apresentados no dia-dia. Aliado a isto, destaco também a importância da iniciação científica no processo de capacitação profissional. A vivência em laboratório proporciona experiência de bancada e o pensamento crítico, qualidades indispensáveis para entrada no mercado de trabalho.
O RT pelo controle de qualidade da água no SAAE lida diariamente com análises de diversos parâmetros físico-químicos da água destinada para consumo humano, tanto na estação de tratamento quanto na rede de distribuição. Além disso, é exigido um rígido controle microbiológico para assegurar segurança para os consumidores no tocante a doenças veiculadas pela água. Mensalmente, são enviados relatórios com os resultados das análises realizadas para a Vigilância Sanitária do município. Desta forma, é um trabalho que exige dedicação e responsabilidade do profissional porque envolve diretamente a Saúde Pública. Além do controle de qualidade são de responsabilidade do RT o preparo e padronização de soluções utilizadas no tratamento da água. Aliado a isto, a pesquisa e experimentação também fazem parte da rotina de trabalho, para que o processo de tratamento alcance sempre a máxima eficiência, proporcionando economia de produtos químicos e manutenção da qualidade do serviço prestado a população.
- Quais disciplinas do curso (com base na grade da UFSJ) você recomendaria ao bioquímico fazer para atuar nesta área?
Todas as disciplinas do ciclo básico são importantes para moldar o profissional que deseja atuar na área de tratamento e análise de água. O RT lida a todo o momento com química, biologia, microbiologia, estatística, física e matemática em sua rotina diária de trabalho. Muitos alunos imaginam que as disciplinas básicas da graduação são menos importantes que a unidades específicas e que jamais irão utiliza-las em suas vidas profissionais. Mas isto é um engano. É de grande importância que o discente domine os principais conceitos que são ministrados por essas disciplinas para que ele consiga resolver problemas e ter pensamento crítico na análise dos resultados. E reforçando o que foi dito anteriormente, a iniciação científica ou mesmo estágio são imprescindíveis para que o futuro profissional adquira vivência em laboratório, pois sob o meu ponto de vista, apenas as aulas práticas ministradas na faculdade não são suficientes para que o aluno adquira essas qualidades.
- No seu caso, estava explícito no edital do concurso o curso de Bioquímica? Como você vê a questão dos concursos públicos e o profissional bioquímico?
No concurso que eu participei, não estava explícita a vaga para Bioquímico e sim para Técnico em Química. Em minha posse, o SAAE entrou em contato com o CRQ para checar à compatibilidade das atribuições. No meu caso recebi parecer favorável do CRQ. Sob o meu ponto de vista, o Bacharel em Bioquímica tem plenas condições de assumir cargos de Técnico em Química, Químico e Químico Industrial, até porque nos temos 13 atribuições – estamos abaixo apenas no Engenheiro Químico que possui todas as 16 dos profissionais da química. Infelizmente, quase a totalidade dos editais de concursos públicos (principalmente os municipais) confundem o Bioquímico com Farmacêutico Analista Clínico e Biomédico. Mas esta realidade aos poucos vem sendo mudada graças aos esforços de muitos alunos, ex-alunos e do Bioquímica Brasil. O futuro para nossa classe é bastante promissor.
- Percebe vantagens e/ou desvantagens de se ter a formação superior em Bioquímica para esta atuação profissional?
O Bacharel em Bioquímica, sob o meu ponto de vista, é um profissional completo e competitivo que pode atuar em diversas áreas. A principal desvantagem de ter a formação superior em Bioquímica no momento é a falta de reconhecimento do profissional, o que dificulta e muito a entrada de muitos egressos no mercado de trabalho. Confundir-nos com Farmacêuticos ou Biomédicos nos fecham muitas oportunidades. Somado a isto, se fossemos reconhecidos como aptos a ocupar cargos de Técnico em Química, Químico e Químico Industrial, um leque de novas oportunidades nos seria aberto. Existem muitas vagas no mercado para essas funções inclusive em concursos municipais, estaduais e federais. Mas eu sou otimista com relação ao curso e vejo que daqui a alguns anos a nossa realidade será bem diferente.
- Com relação a sua experiência, que conselho daria aos futuros Bioquímicos?
Para os alunos que desejam seguir carreira acadêmica, o curso de Bioquímica oferece uma excelente base. Tenho observado na UFSJ que os Bioquímicos tem se destacado nos processos seletivos de Pós-Graduação nesta instituição. Em 2013, dez das doze vagas destinadas ao programa de Mestrado em Ciências da Saúde – áreas de Bioquímica/Biologia Molecular e Substâncias Bioativas, foram ocupadas por ex-alunos da Bioquímica. Para alunos que não desejam seguir carreira acadêmica e sim entrar no mercado de trabalho, adquiram experiência em boas práticas de laboratório e pleiteiem vagas destinadas a Técnicos em Química e Química em processos seletivos e concursos. Possuímos plena capacidade de atuar nestas áreas e o mercado atualmente conta com diversas oportunidades.

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!