Produção e Processos Bioindustriais: Estágio na área de Laticínios

por | fev 11, 2015

A Amanda Carvalho é Bioquímica pela UFSJ (2009-2013) e atualmente trabalha na indústria de laticínios, na área de controle de qualidade.
- (Bioquímica Brasil) Amanda, você pode nos contar um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional?
(Amanda) A minha trajetória acadêmica foi bem proveitosa, porém simples. Tive a oportunidade de participar de congressos e cursos que fizeram com que complementasse o meu conhecimento em bioquímica. Minha iniciação científica foi bastante voltada para a bioquímica de proteínas, principalmente a parte de purificação. Mas como dentro do laboratório havia outras áreas de pesquisa, pude ter contato com outras áreas ligadas a bioquímica. Além da iniciação científica realizei estágio em uma indústria de laticínios, cuja a qual pode me proporcionar conhecimentos utilizados hoje em meu atual emprego. Minha trajetória profissional não é muita extensa, estou a apenas 8 meses trabalhando.
- Poderia nos dizer como foi seu estagio na área de laticínios e as atividades desenvolvidas por você nesse estagio? Como você obteve esse estágio, por conta própria ou através da universidade?
O estágio foi desafiador, pois em nosso curso não possuímos nenhuma disciplina ligada a área de alimentos, porém pude utilizar os conhecimentos em química geral e analítica, microbiologia durante o período que estive na indústria. Lá eram realizadas desde análises físico-químicas até análises microbiológicas. Nessa indústria se produzia iogurte e bebida láctea. O meu maior contato foi nas análises de leite. A produção mesmo dos iogurtes e análises microbiológicas somente acompanhei. Consegui o estágio por conta própria.
 - Hoje você trabalha na indústria de alimentos no controle de qualidade. Como você aplica seus conhecimentos da graduação em Bioquímica no seu trabalho?
Aqui na empresa onde trabalho o controle de qualidade é bem ramificado, sendo o trabalho dividido entre vários funcionários. Sendo que me encontro no laboratório de análises microbiológicas. O meu conhecimento em Bioquímica ainda é usado de forma restrita, porém uma vez detectada alguma bactéria são realizados vários testes bioquímicos para sua identificação. Mas no futuro outras análises serão realizadas aqui, aí acredito que a bioquímica se enquadrará de forma mais efetiva.
- No que difere o ambiente de trabalho numa indústria para o ambiente de trabalho acadêmico?
No ambiente de trabalho em uma indústria o foco é mais voltado para uma produção rápida e bons lucros. Então durante todos os dias somos colocados de frente a desafios para que a produção aumente com qualidade, para que os lucros sejam aumentados. Eles buscam sempre a melhoria do produto. É um ambiente onde a pressão é maior. Temos que saber lidar com diferentes tipos de pessoas e opiniões.
- O que te fez abrir os olhos para a área industrial e não seguir carreira acadêmica?
Na verdade ainda pretendo seguir a carreira acadêmica, uma vez que desejo continuar meus estudos. Porém sempre acreditei que a experiência e a prática em uma indústria poderia melhorar o conhecimento que tenho na teoria, o que no futuro me serviria de auxílio para lecionar.
- Que características você acha que o bioquímico deve desenvolver para trabalhar em indústrias?
Acredito que muitas características já venham sendo trabalhadas, como ser colocado a pensar, a resolver desafios.
- Que disciplinas da grade da UFSJ você acha importantes o bioquímico cursar para atuar na indústria de alimentos? Você pensa que alguma alteração na grade de disciplinas poderia favorecer a atuação do Bioquímico na indústria?
Acredito que alguma disciplina que englobe controle de qualidade. Não acredito que alguma alteração, mas se fosse obrigatório o estágio se tornaria maior a possibilidade de que todos os alunos conhecessem o ambiente industrial e pudesse decidir com mais veemência entre a carreira acadêmica ou ir para a indústria.
- Com relação a sua experiência, que conselho daria aos futuros Bioquímicos?
AAproveitem bastante o curso, e tente sempre aplicar seus conhecimentos em algo prático. Pois tanto na área acadêmica quanto na industrial somos colocados em situações que nos levam a usar o que aprendemos em nosso curso em situações do dia a dia. Acredito que uma das maiores dificuldades que tive foi aplicar aquilo que eu havia aprendido durante o meu estágio, era conseguir ver qual a aplicabilidade em situações práticas. Talvez isso devesse ser mais trabalhado com os alunos.

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!