β-Tech: a Empresa Júnior de Bioquímica da UFSJ

por | out 17, 2014

Você conhece a Empresa Júnior do curso de Bioquímica da UFSJ? A β-Tech recentemente marcou presença na III Mostra de Profissões da UFSJ, divulgando o curso de Bioquímica, e foi finalista do Premio Case EJ Empreendedora por suas ações solidárias. Então confira abaixo a entrevista com a Diretora de Recusos Humanos, Raphaela Pimenta.
- (Bioquímica Brasil) Raphaela, você poderia nos dizer o que é a β-Tech e nos contar um pouco a respeito de sua estruturação?
(Raphaela) A β-Tech, Empresa Júnior de Bioquímica e Farmácia, é uma instituição com fins não econômicos, composta exclusivamente por alunos de graduação da Universidade Federal de São João del-Rei, que tem em seu portfólio a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral. A β-Tech começou a ser estruturada em 2011, com o esforço de alguns alunos do curso de Bioquímica. Depois de muito esforço e dedicação, a empresa deixou de ser um sonho e virou realidade, tendo como tutor o Professor Daniel Bonoto (Bioquímico-UFV) e o Gustavo Claret como nosso Presidente. Para que pudéssemos crescer e expandir, para que mais alunos tivessem a oportunidade de fazer parte de uma Empresa Júnior, em 2012 o curso de Farmácia passou a fazer parte β-Tech, tornando-a uma empresa multicurso e expandindo seu portfólio.
- Na sua opinião, qual a importância da β-Tech para o curso de Bioquímica da UFSJ?
A β-Tech constitui uma instituição importante para o curso de Bioquímica da UFSJ, uma vez que ela proporciona uma vivência da prática empresarial, tanto para desenvolvimento intelectual, fazendo o aluno exercitar sua criatividade, quanto pessoal, ajudando-o a fortalecer seu espírito de liderança e de trabalho em equipe.
 - Quais as áreas de atuação desta empresa júnior?
A β-Tech tem como objetivos prestar serviços em diversos setores das indústrias de alimentos, farmacêuticas, biotecnológicas e agroindustriais. Com isso, sua área de atuação abrange:
  • Biotecnologia industrial— produção e utilização industrial de microrganismos e enzimas, aplicação de processos fermentativos, pesquisa de novos produtos a partir de metabólitos secundários de origem natural, técnicas de recuperação e purificação de produtos;
  • Biotecnologia Ambiental — classificação, caracterização e tratamento de resíduos biológicos e químicos, biorremediação, elaboração de projetos sustentáveis, análise da qualidade da água;
  • Biotecnologia Aplicada— a consultoria em montagem de laboratórios, mapeamento de riscos, estratégias de clonagem molecular; expressão de proteínas recombinantes, isolamento e identificação de bactérias, fungos e leveduras; análise e visualização de dados genômicos e proteômicos; simulações computacionais de biomoléculas, e muito mais.
- Qual o foco atual das ações da β-Tech?
Para que este projeto seja alcançado, o foco atual de nossos esforços, visando o fortalecimento e aprimoramento gerencial de toda a equipe, tem sido o oferecimento de cursos e treinamentos internos, para diretorias e trainees, e também para os alunos dos cursos de Bioquímica e Farmácia da UFSJ. Adicionalmente, estamos realizando palestras juntamente com o Grupo de Inovação Tecnológica (GRITE) da UFSJ,que constitui um ambiente no qual pesquisadores que trabalham com inovação tecnológica expõem para o campus suas experiências, linha de pesquisa e trabalhos realizados e interações com empresas. Finalmente, atuamos diretamente em benefício da sociedade realizando, todos os anos, ações sociais em instituições carentes.
- Como a β-Tech define sua missão?
A partir de um planejamento estratégico estruturado e sua execução em andamento, a β-Tech espera tornar-se uma empresa inovadora e referência na capacitação gerencial dos alunos do curso de Bioquímica e Farmácia, porque acredita que a experiência empreendedora no campo da Biotecnologia e Ciências da Visa representa, hoje, fator preponderante do sucesso de seus alunos.

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!