Vendas e representação técnica em Life Sciences

por | set 25, 2014

O entrevistado de hoje é Thiago Malta, bioquímico pela UFV (2005-2009) e atualmente representante de vendas em Life Sciences em Brasília.
- (Bioquímica Brasil) Thiago, primeiramente muito obrigado por aceitar o convite. Você poderia nos fazer uma breve do seu dia-a-dia de trabalho como representante de equipamentos e insumos para biotecnologia?
(Thiago) Eu sou responsável pelas visitas e atendimentos diretos a clientes na região Centro-Oeste, elaboração de propostas comerciais, divulgação de novos produtos, serviços e promoções, desenvolvimento de vendas consultivas, apresentações técnicas e participação em congressos científicos como expositor.
- Qual a diferença entre representante e engenheiro de aplicação? Existe preferência por doutores ou engenheiros no caso de engenharia de aplicação?
Normalmente o representante tem uma visão mais geral de toda a linha de produtos e  busca as oportunidades para cada produto. O engenheiro de aplicação é mais um especialista de uma determinada linha de produtos responsável pela instalação, treinamentos, troubleshooting etc... O que eu observo sobre os engenheiros de aplicação é que são doutores/PhD´s das áreas de genômica, proteômica etc,, de uma forma geral, mas não engenheiros. Além disso ter doutorado ajuda, mas não é um pré-requisito, porque as vezes a pessoa entra como vendedor numa empresa, pega experiência com determinada linha de produto e oferecem a vaga de especialista/engenheiro de aplicação. E não necessariamente a pessoa é doutora naquela área especificamente.
- O que te fez abrir os olhos para esta área?
A possibilidade de uma remuneração proporcional ao trabalho realizado e o aprendizado tanto da área técnica, como também das áreas comercial, de gestão, planejamento e marketing. Manter-me atualizado com o que há de mais moderno em biotecnologia.
- Como surgiu esta oportunidade de emprego para você? Você fez estagio nessa área antes, enviou e-mail diretamente para eles, contou com algum recrutador ou indicação de professores/amigos?
Fiz uma procura em sites de emprego. Manter a Catho atualizado é interessante. Fui chamado para a entrevista. Dentre as etapas do processo estavam uma prova teórica com conhecimentos gerais na área de biologia molecular, bioprocessos e proteômica. Me destaquei nesta prova e isso chamou a atenção do meu chefe e acabei sendo contratado posteriormente. Uma ferramenta hoje muitíssimo importante é o LinkedIn. Existem muitos head hunters que buscam profissionais pelo LinkedIn, então ter um perfil e mantê-lo atualizado é uma boa..
 - Quais disciplinas do curso (com base na grade da UFV) você recomendaria ao bioquímico fazer para atuar nesta área? Vê necessidade de fazer uma pós-graduação (mestrado/doutorado strictu sensu) ou MBA?
Apesar de não ter feito, disciplinas voltadas para administração e marketing podem ser interessantes. Existem alguns cursos legais oferecidos pelo Centev (UFV), voltado para gestão de pessoas, gestão da qualidade e etc que são importantes  fazer. Como representante de vendas não vejo tanto necessidade de mestrado ou doutorado. Talvez um MBA ou pós-graduação em marketing seja interessante. Recomendo fazer estágios nesta área e sair um pouco da iniciação cientifica. A maior barreira que encontrei na busca de emprego foi a falta de experiência. Investir menos na área de pesquisa, pois senão irá trilhar o caminho do doutorado e concurso para professor ou pesquisador.
- Como você aplica os conhecimentos adquiridos no curso no seu dia a dia de trabalho? Poderia nos citar alguns exemplos?
Como os clientes são pesquisadores da área, todo conhecimento de bioquímica é aplicável para oferecer não só um produto mas soluções para as pesquisas dos clientes. O curso como um todo me tornou capaz de conversar tecnicamente com os professores e sobre várias áreas, como biomol, proteômica, bioprocessos, biofísica etc.
- Percebe vantagens e/ou desvantagens de se ter a formação superior em Bioquímica para esta atuação profissional?
A única desvantagem que vejo é o pouco conhecimento do mercado para esse profissional, o que dificulta a busca pelo emprego. Entretanto, não tenho dúvidas que é o melhor curso de graduação para trabalhar na área de vendas em life sciences.

Compartilhe este artigo:

[ssba-buttons]

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!