Controle de Qualidade: Bioanálises e Análises Químicas

por | out 8, 2014

Ana Clara Rosa Salvador é Bioquímica, pela UFV, turma de 2008. Atualmente trabalha em uma empresa localizada no ES, nas áreas de controle de qualidade, validações e consultoria.
(Nota do editor: a entrevistada na época trabalhava numa empresa de análises químicas e biológicas e hoje trabalha no controle de qualidade de uma industria multinacional farmacêutica, também no ES).

- (Bioquímica Brasil) Ana, você poderia fazer uma breve descrição do seu dia-a-dia de trabalho como bioquímica de controle qualidade (CQ) e de validações?  

(Ana Clara) Atualmente meu cargo na empresa é de Analista Química, sendo responsável pelas análises em Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrômetro de Massas (GC-MS). Assim todas as amostras que serão analisadas em GC-MS passam por mim. O foco principal do meu trabalho são as análises de pesticidas (organoclorados, piretróides, fosforados, nitrogenados, etc), fármacos em tecidos animais, análise ambiental de água e solo, e por fim, controle de qualidade de fármacos e outros produtos. Todas essas análises são feitas conforme a legislação brasileira (Inmetro, Conama, IEMA, Anvisa, ISO, etc) e em alguns casos, como material para exportação, seguimos legislações internacionais (Standard Methods for the Examination of Water and Wastwater, AOAC,WHO, etc).

- Você precisa ter registro do CRQ para a sua atuação? Qual a importância do bioquímico conhecer a legislação do profissional da química (CRQ) no mercado de trabalho?  

Como analista o CRQ não tem necessidade imediata, só quando os clientes pedem, pois o relatório final é assinado pelo gerente técnico e o CRQ dele está presente. Mas mesmo assim eu dei entrada no meu. Como aqui é um laboratório de bioanálises, e essas analises podem ser feitas tanto por farmacêuticos, químicos e até eng. químicos, qualquer um desses conselhos é aceito (CRF ou CRQ). Conhecendo a legislação do CRQ vc sabe onde pode atuar.... então acho muito importante saber o que você pode e o que você não pode fazer tendo um CRQ...

- Como você aplica os conhecimentos adquiridos no curso no seu dia-a-dia de trabalho? Poderia nos citar alguns exemplos? Que técnicas você mais utiliza neste trabalho?

O diferencial em ser bioquímica está no âmbito do conhecimento das macromoléculas, para que, por exemplo, o método de extração seja otimizado em amostras ricas em lipídeos e carboidratos. Caso a molécula seja um peptídeo, como em alguns fármacos, o nosso conhecimento em proteínas se destaca frente aos profissionais. Muitas vezes a molécula em análise está metabolizada na amostra, assim o conhecimento em bioquímica metabólica passa a ser imprescindível. Todas as técnicas empregadas aqui são dadas na graduação, como cromatografia gasosa e líquida espectrometria de massas, técnicas de extração, purificação e caracterização, reações orgânicas, etc...

- O que te fez abrir os olhos para a área de CQ e validações e não seguir carreira acadêmica?

Trabalhei desde o primeiro período em laboratórios de pesquisa, passando pelo Biofármacos, Imunologia e Biologia Molecular de Plantas, e após formar quis ter a chance de mudar de ares e sair do meio acadêmico, principalmente devido aos baixos valores das bolsas de mestrado no Brasil. Conhecendo as áreas de atuação do Bioquímico e por ter feito minha monografia com cromatografia liquida acoplada a espectrômetro de massas, achei que laboratórios de bioanálises poderiam oferecer boa oportunidades profissionais.

- Outro aspecto de sua carreira é que você trabalha com consultorias. Em que consiste em trabalho e quais são os maiores desafios para um bioquímico consultor?

Em consultoria já peguei trabalhos com bioquímica metabólica e fisiológica, como exemplo temos o desenvolvimento de um biodigestor, imitando o trato gastrointestinal de suínos. Como bioquímica, delineei todas as reações enzimáticas envolvidas, considerando pH, temperatura, tempo de reação, possíveis contaminantes, etc. O maior desafio para o bioquímico consultor é mostrar para sociedade que ele existe. Conhecer novas empresas e acioná-las com projetos bem escritos e de certo modo, fáceis de serem entendidos. O conhecimento dos bioquímicos é muito amplo e isso é pouco considerado.

- Como surgiu esta oportunidade de emprego para você?

Antes mesmo de concluir o curso comecei a procurar emprego em sites de recrutamento e fui selecionada para uma boa parte das vagas a qual me candidatei. Procurei na internet, empresas com perfil bioquímico, e quando não havia um email de contato, eu ligava e pedia para falar com o responsável. Todas as vezes que passei para etapa de entrevista me perguntaram o que é o curso de Bioquímica e qual a diferença para a Farmácia, e ninguém sabe mais do profissional bioquímico do que nós, Bioquímicos.

- Quais disciplinas do curso (com base na grade da UFV) você recomendaria ao bioquímico fazer para atuar na área de controle de qualidade e validações? Vê necessidade de fazer uma pós-graduação (mestrado/doutorado strictu sensu ou especialização latu sensu) ou MBA em qualidade?

É sempre necessário fazer um mestrado ou um MBA, independente da área que o bioquímico escolheu, nosso curso vive se atualizando e adquirir conhecimento prático e teórico sempre será importante. Com relação à grade da UFV, não há disciplinas que abordem as legislações para validação de métodos bioanalíticos ou controle de qualidade para análise de resíduos. Sinceramente acho que nenhum curso contém esse tipo de disciplina. Mas ressalto que Bioquímica Analítica, Bromatologia, Processos Bioquímicos Industriais, Métodos Enzimáticos, Métodos Instrumentais de Análise, todas as Químicas Orgânicas e Física 3 (eletromagnetismo) - sim, acreditem -, possuem grande destaque no meu trabalho.

- Você participou de Empresa Junior-Tecnomol, CA ou PET?

Participei do Centro Acadêmico de Bioquímica e foi nele que conheci as áreas de atuação do curso por completo. O CA-BQI me ensinou a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças de cada um e buscar a melhoria do curso. Acho muito importante manter um CA ativo e todos os trabalhos desenvolvidos nele, pois é ele que representa o curso perante a universidade e a sociedade.

- Percebe vantagens e/ou desvantagens de se ter a formação superior em Bioquímica para esta atuação profissional?

Graças a Deus só vejo vantagens em ser Bioquímica no desenvolvimento do meu trabalho, não perdemos para nenhum curso e em certas situações nosso curso se destaca. A única desvantagem que vejo é a falta de divulgação do curso para grandes empresas.

- Que conselhos você daria ao bioquímico hoje?

Saia do ambiente confortável que é a sala de aula. Faça cursos, se capacite se puder fazer um intercâmbio... faça! Se não, aproveite tudo o que a sua universidade pode te dar. Saia do seu departamento, aplique a bioquímica nos alimentos, na física, nas engenharias, na biologia. Conheça o seu curso e saiba do que gosta. Seja interdisciplinar. Não espere ganhar dinheiro e ficar rico com isso. Dificilmente você sairá da universidade e ganhará rios de dinheiro com toda essa capacitação, não fique desmotivado! Todo trabalho um dia é recompensado.

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!