Empresa Júnior, Marketing e Bioquímica

por | set 17, 2014

O Otto Teixeira Fraga Netto é graduando em Bioquímica na UFV e atual gerente de Marketing da Empresa Júnior Tecnomol. Hoje ele nos conta mais sobre a sua experiência dentro da Tecnomol e a importância de um marketing bem feito. Confere aí!
- (Bioquímica Brasil) Otto, na tua opinião, qual é a importância da empresa júnior para o curso de Bioquímica?
(Otto) Gosto de falar que o curso de bioquímica hoje, por ser muito recente ainda, está na fase de abrir portas. Os alunos durante a graduação sempre se questionam: o que o Bioquímico pode oferecer para o mercado? Em que tipo de empresa nós podemos trabalhar? Qual são as opções após nos formar? E é nesses questionamentos que vemos a importância desse momento que passa o curso, e para responder essas perguntas nada mais fácil do que olhar onde os nossos formandos estão hoje, e é ai que chegamos no “abrir portas”. Hoje temos/tivemos Bioquímicos no Inmetro, Fiocruz, atuando como peritos, em empresas como a Tial, entre outros, que apesar de poucos estão mostrando para o mercado que nós existimos. E nós que estamos na graduação, quando nos formar vamos abrir portas também para o curso. Hoje o mercado não vem até o Bioquímico, hoje o Bioquímico vai até o mercado! E para o Bioquímico ir até o mercado ele tem que o conhecer, e não existe lugar melhor do que a empresa júnior para ter esse contato com o mercado de trabalho. E além de poder estar em contato com ele, na empresa júnior, aprendemos como é o dia-a-dia de uma empresa e aprendemos a trabalhar em equipe. Outro dia, eu estava conversando com um dono de uma empresa e descobri que eles estavam usando a mesma ferramenta que nós estávamos usando na empresa júnior, aquilo me marcou muito, pois para enfrentar o mercado de trabalho é preciso ter um diferencial e ali eu percebi que o meu, eu já estava construindo!
- Como o Bioquímico poderia ter noções de Marketing na Empresa Júnior?
Na EJ todos nós entramos sem saber muita coisa, sem realmente ter noção desse novo mundo que se abre que é o do empreendedorismo. Para solucionar esse problema, a empresa conta com vários arquivos disponibilizados no dropbox, divididos por diretoria. Assim quem passa pela empresa deixa o que aprendeu arquivado e quem entra tem material para estudar. Mas também contamos com o MEJ - Movimento Empresa Júnior, que são todas as outras empresas juniores da UFV que sempre se mostram prontos e interessados em ajudar. Portanto quando há alguma duvida quanto a algum tema especifico da empresa, nós marcamos reuniões com diretores do mesmo setor de outras empresas para aprendermos como que eles fazem. Também existem as chamadas CT’s, células temáticas, organizadas pela Ceempre que é o núcleo de empresas juniores da UFV. Na célula temática um tema é abordado e os diretores de diversas EJ’s da UFV contam como abordam o tema em suas empresas.
- Como ter noções de Marketing pode ser relevante para o profissional Bioquímico?
Nós do Marketing ficamos com a parte do contato com o cliente, que é importantíssimo para qualquer profissional formado. Saber como vender seu peixe, saber como conquistar seu cliente, é exatamente como eu disse anteriormente: “O mercado não vai até o Bioquímico, o Bioquímico tem que ir até o mercado”, mas para isso é preciso saber como chegar ao mercado e se apresentar, isso botamos em prática aqui na empresa júnior.
Nós também ficamos com a pesquisa de mercado, que sinceramente já é um adianto, pois ao fazer a pesquisa de mercado para a empresa consequentemente vou abrir um leque de opções na minha busca por emprego ao me formar. Além de ir sanando as dúvidas levantadas na primeira pergunta. Com o endomarketing aprendemos técnicas que as empresas usam para estimular o ambiente dentro da organização, motivando as pessoas, aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos.
A parte gráfica da empresa também fica por nossa conta, como elaboração de cartazes, artes, panfletos, logomarca etc.. Que aguça nosso lado criativo e inovador que é exatamente o que toda empresa espera de um funcionário brilhante! O fato de ter o contato direto com o cliente faz com que o Marketing tenha que estar inteirado sobre como anda o projeto e os detalhes para satisfazer o cliente, logo existe um aprofundamento sobre como as coisas acontecem, e devido a essa constante parceria com outras diretorias acabamos aprendendo muitas coisas que envolvem a empresa, sem ser em nossa área!

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!