A Bioquímica nos pequenos detalhes da vida

por | fev 15, 2018

Seus olhos enxergam uma infinidade de cores num espectro limitado que o arranjo de bastonetes e cones associados ao comportamento ondulatório dos elétrons ao seu redor permite enxergar. O seu livro favorito segue uma trama infinita de celulose, restos celulares e aditivos químicos, maior e mais complexa do que aquela que está impressa sobre suas páginas.

Antes de chegar com o garçom, sua cerveja passou pelas mãos de tantos profissionais – inclusive daqueles cientistas malucos que criam leveduras geneticamente modificadas que trabalham para deixar o leve toque cítrico no final de cada gole da sua marca favorita. E o caminho que o álcool faz no seu corpo pode ser mais complexo do que ficar em pé depois de sentir os efeitos dele.

O cheiro do café passando desperta seus neurotransmissores viciados antes mesmo de toda aquela cafeína atingir sua corrente sanguínea. A descarga de catecolaminas é tão violenta que você não consegue distinguir se é fome ou se realmente existem borboletas no seu estômago quando certa pessoa vem em sua direção pra perguntar se você quer companhia para o almoço.

   Tudo que te compõe vem de uma série de átomos organizados criteriosamente e enquanto você tenta entender como você cabe em uma sequência única de apenas quatro letras, seu DNA, sua maquinaria cria outra série de átomos minuciosamente organizados sem pensar uma única vez. Seu corpo brinca de lego com ele mesmo todos os dias: construindo, destruindo e reconstruindo tudo aquilo que você foi, é, e um dia vai ser. Seu sistema trava uma guerra contra invasores o tempo todo, bolando estratégias de defesa e ataque sob sua pele enquanto você assiste sua série na Netflix.
   Cada vez que você enche seus pulmões de ar, uma série de mecanismos é ativada para tentar reparar os seus erros - uma consequência natural de todo metabolismo aeróbio - e evitar o inevitável, porque num panorama geral só existe uma maneira de estar totalmente saudável e mil e uma maneiras de não estar.
   A demanda energética que todos os organismos - desde a mais simples célula até o mais complexo dos sistemas vivos - atendem diariamente nada mais é do que a vida buscando atender a sua maior necessidade: a transformação. É ela que mantém todos os equilíbrios químicos necessários para que vida habite em um organismo até que o caos reine – alguém já me disse que a morte é a vitória da entropia.
   Mas mesmo contra toda a probabilidade, foi em meio à entropia inicial do universo que a vida achou um meio. E você está aí hoje... e isso é bioquímica o suficiente pra uma vida inteira.

Mariana Campos
Membro do Centro Acadêmico de Bioquímica na UFV
marianacampos49@gmail.com

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!