O Bioquímico no controle de qualidade agropecuário

por | nov 27, 2016

A Fernanda Carvalho é Bioquímica pela UFSJ (2009-2013), mestre em Biotecnologia pela UFSJ (2013-2015) e atualmente trabalha na Asa – Aviário Santo Antônio LTDA. Confere o nosso bate-papo com ela aí!
- Fernanda, você pode nos contar um pouco sobre a sua trajetória acadêmica e profissional?
Em 2009, optei pela graduação em Bioquímica na UFSJ, pois buscava novidades e desafios. Iniciei o curso de Bioquímica, fazendo parte da segunda turma. O curso e a universidade eram novos e muitas pessoas desistiram.  No segundo período iniciei a iniciação científica no laboratório de Química de Proteínas onde desenvolvi pesquisa de identificação de fungos Amazônicos. Em paralelo participei do programa de extensão universitária, em seguida fiz parte uma segunda iniciação científica avaliando a atividade de extratos brutos vegetais frente diferentes bactérias e fui monitora no laboratório de Microbiologia. Durante a graduação participei de vários Congressos na área de Bioquímica, Química, Microbiologia e Biotecnologia, Jornadas Acadêmicas e Curso de Verão, os quais me direcionaram para uma área específica e contribuíram para a minha decisão de entrar para o Mestrado. Assim que concluí a graduação, iniciei o Mestrado também na UFSJ em Biotecnologia, na área de Microbiologia e Biomateriais. Participei de Congressos e Workshop em Adesão Microbiana e Superfícies. Após finalizar o mestrado, resolvi não seguir de imediato para o Doutorado, pois queria muito conhecer a área Industrial. Assim surgiu a grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como Bioquímica de Controle de Qualidade no Asa - Aviário Santo Antônio, considerado uma das maiores empresas de avicultura de postura da América Latina e também a única empresa em Minas Gerais a realizar processamento de ovos.
- Como surgiu esta oportunidade de emprego para você? Você fez estágio nessa área antes, enviou e-mail diretamente para eles, contou com algum recrutador ou indicação de professores/amigos?
Essa oportunidade surgiu assim que finalizei o mestrado, enviei vários currículos para indústrias de alimentos, fui chamada para uma entrevista e logo contratada. Não fiz estágio durante a graduação, pois como fiz iniciação científica desde o segundo período, optei por utilizar o projeto como trabalho de conclusão de curso. Acredito que seja de extrema importância fazer também o estágio para conhecer e obter as duas experiências, acadêmica e a do mercado de trabalho.
 - Como você aplica seus conhecimentos da graduação em Bioquímica no seu trabalho?
Quando iniciei na Indústria de Ovos me deparei com diversas situações e informações que não conhecia, mas como o curso de Bioquímica dispõe de disciplinas que nos proporciona um bom embasamento teórico e prático em diversas áreas, consegui entender rapidamente o processo e executar as minhas atividades sem dificuldades. Na indústria executo atividades relacionadas ao controle de qualidade desde a matéria prima até o produto acabado.
- No que difere o ambiente de trabalho numa indústria para o ambiente de trabalho acadêmico?
O ambiente de trabalho em uma indústria é diferenciado, é preciso se adaptar a uma rotina pesada e estar preparado para novos desafios, tomadas de decisão e soluções de problemas que envolvem o dia a dia das empresas. A eficiência e a eficácia do processo de produção são de extrema importância, é necessário estar atento a todas as etapas para garantir a qualidade do produto final. É possível acontecer algo inesperado que interrompa a produção, diante dessas situações precisamos estar preparados para solucionar os problemas e tomar as decisões corretas rapidamente, para que não gere prejuízos ao cliente. Na iniciação cientifica conseguimos sentir esses desafios de bons resultados, porém na indústria a busca de resultados conformes dentro do padrão é a todo instante.
- O que te fez abrir os olhos para a área industrial e não seguir carreira acadêmica?
Queria muito conhecer o outro lado e fazer parte de uma equipe na área industrial. Hoje estou fazendo uma pós-graduação na área de Engenharia da Qualidade para adquirir mais conhecimento e trazer novidades para a minha área na indústria. Também me identifico com a área acadêmica, talvez tenha oportunidade de vivenciá-la juntamente com a área industrial. Assim poderei passar todo o conhecimento teórico adquirido juntamente com o conhecimento prático da indústria de alimentos.
- Que características você acha que o bioquímico deve desenvolver para trabalhar em indústrias?
O curso de Bioquímica é multidisciplinar e o aluno pode optar por diferentes áreas. Isso é maravilhoso. O discente deve aproveitar os períodos da graduação para conhecer e realizar estágios em diferentes áreas para ter certeza de qual caminho deve seguir. Além disso, deve gostar de desafios, ser proativo, comunicativo e gostar de trabalhar em equipe. Acredito que na área industrial é necessário estar engajado no desenvolvimento do negócio como um todo, utilizando seu conhecimento específico para que a empresa atinja objetivos maiores.
- Que disciplinas você acha importantes o bioquímico cursar para atuar na indústria de alimentos? Você pensa que alguma alteração na grade de disciplinas poderia favorecer a atuação do Bioquímico na indústria?
No curso de Bioquímica, existem diversas disciplinas que são aproveitadas na indústria de alimentos como bioquímica em geral, química orgânica e inorgânica, físico químico, microbiologia, empreendedorismo, processos industriais e biotecnologia. São disciplinas que podem ser utilizadas em diversos setores industriais. Na indústria de Alimentos seria de grande importância disciplinas voltadas para controle de qualidade do alimento, diretrizes, processos e rotinas, ferramentas da qualidade. Porém acredito que o Bioquímico tem capacidade de desenvolver e se destacar nas áreas industriais buscando adquirir práticas e novos conhecimentos quando achar necessário.
- Com relação a sua experiência, que conselho daria aos futuros Bioquímicos?
Para todos os alunos de Bioquímica, indico que aproveitem e desenvolvam nas várias áreas que a bioquímica pode nos oferecer. Participem de iniciação científica, congressos, organização de eventos, publiquem seus trabalhos, desenvolva o lado comunicativo, faça estágios, e quando estiver seguros da sua decisão opte pela área que te traz felicidade. O crescimento pessoal e profissional com certeza virá e será prazeroso. Desejo a todos muito sucesso na carreira de Bioquímica.
Se você gostou desse texto,provavelmente irá gostar de:

Compartilhe este artigo:

[ssba-buttons]

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!