Bioquímico: uma profissão, várias carreiras

por | ago 26, 2015

 

Quais são as carreiras que o Bioquímico pode fazer em empresas e indústrias?

Mas antes, leia estes textos:

 

 

Em geral, quando estamos na universidade, não temos muita noção de quais setores de empresas e indústrias um bioquímico poderia trabalhar. E nem qual seria a hierarquia de cargos e funções, uma vez que estamos acostumados com a via acadêmica, a primeira hierarquia a que temos contato: iniciação científica, mestrando, doutorando, pós-doutor e professor/pesquisador.

Em empresas e indústrias, existe também uma progressão hierárquica. Porém, essa progressão se deve um pouco menos em função de títulos e mais por tempo de experiência e especialização não acadêmica (cursos de pequena duração, MBA etc..).

Qual seria essa hierarquia? Este site da Catho mostra bem a progressão na hierarquia corporativa:

Pesquisa Salarial | Compare os cargos e salários da tabela salarial de sua empresa (catho.com.br) 

Esta hierarquia se aplica a todas  as empresas e indústrias em que o bioquímico pode atuar, chancelado pelas habilitações permitidas pelo Conselho Regional de Química  e currículo efetivamente cursado: empresas e indústrias da área química, de alimentos, análises clínicas e toxicológicas e diagnóstico molecular, papel e celulose, farmacêutica, biotecnológica, cosmética, agrária, veterinária, águas e esgotos e bioenergia.

Mas, e quais são os setores que o bioquímico pode atuar? Apesar de focarmos para empresas e indústrias biotecnológicas, o mesmo é válido para todas as outras empresas indústrias das áreas acima citadas. Veja:

  • Melhoria Contínua de Produtos e Processos: avalia, propõe melhorias e otimiza os processos biotecnológicos (por exemplo, fermentação para produção de bioetanol) a fim de diminuir custos e tempo de produção e gerar produtos com uma qualidade ainda melhor. Propõe novas ideias, define se as soluções apresentadas são viáveis e se devem ser implementadas. Estuda e analisa o comportamento atual do processo biotecnológico, identificando novas oportunidades  ou modificações dos processos. Realiza pesquisas de mercado e concorrência (benchmarking), contato com fornecedores para substituição de equipamentos/matérias primas/reagentes, homologação de processos, execução de testes em bancada ou fábrica. Realiza a transferência de tecnologia e protocolos do setor de P e D para a produção e controle de qualidade. Algumas vezes é um setor a parte na empresa, outras vezes está sobreposto ao setor de Pesquisa e Desenvolvimento ou ao Controle e Garantia de qualidade.
  • Gestão de laboratórios, plantas-piloto e plantas industriais: coordena, distribui e controla a realização de atividades nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento ou controle de qualidade ou produção biotecnológica. Analisa registros de ocorrências técnicas operacionais, avalia condições de equipamentos e acessórios. Planeja as calibrações nos equipamentos, elabora planos e metas de trabalho, coordena pessoas. Garante que a execução dos procedimentos sejam cumpridos conforme normas vigentes. Faz cotação de insumos laboratoriais, atendimento a clientes internos e externos, elabora e apresenta relatórios de gestão, redige laudos, acompanha e valida análises químicas.
  • Líder de Produção Industrial: Segue as etapas estabelecidas de fabricação atendendo BPF e BPL; Executa o controle diário dos processos biotecnológicos (área de Upstream e área de Downstream); Elabora documentos relacionados aos equipamentos, área e processos (POPs); Garante a qualidade dentro da área produtiva, conforme procedimento interno; Acompanha as etapas de validação de processo e qualificação dos equipamentos; Garante que o processo produtivo se encontre dentro das normas e requerimentos; Acompanha e avalia os resultados analíticos, após o encaminhamento das amostras para os laboratórios de controle da qualidade; Descarte e tratamento dos resíduos, seguindo normas e procedimentos vigentes; Confere as matérias-primas recebidas, verificando se a matéria-prima está de acordo com o solicitado.

 

  • Controle de Qualidade: realiza inspeções e análises de matérias-primas, reagentes, produtos-intermediários e produtos finais, aprovando-os ou reprovando-os de acordo com padrões aceitos pela política interna de qualidade e normas nacionais e internacionais. As análises realizadas vão desde inspeção visual e análise de documentos e laudos até análises químicas, bioquímicas, físico-químicas, microbiólogicas e biotecnológicas. Preenche relatórios e laudos e elabora instruções de trabalho. Seleciona metodologias, materiais, reagentes e critérios de amostragem para emitir laudo de análises.

 

  • Análises Laboratoriais diversas e Análises clínicas: realiza análises laboratoriais diversas nas análises químicas, bioquímicas, biológicas, clínicas, toxicológicas, biologia molecular e diagnóstico molecular, ambientais, bromatológicas e microbiológicas; realiza a escolha do método e do equipamento, interpreta o resultado e emite o laudo conclusivo.

 

  • Garantia de qualidade: acompanha sistematicamente as atividades de produção biotecnológica e de controle de qualidade de forma a garantir que estas estejam de acordo com políticas internas de qualidade, boas práticas (de fabricação-BPF ou de laboratório-BPL) e normas nacionais e internacionais de qualidade. Auxilia na elaboração e implementação de modelos e ferramentas de controle da qualidade. Elabora mapeamento de processos, instruções de trabalho, análise e correção de não-conformidades e acompanha e realiza auditorias interna e externa.
  • Gerência e análise de Projetos: gerencia projetos (por exemplo, um projeto científico ou de instalação de técnicas e equipamentos novos em controle de qualidade), estabelecendo seu escopo, planejando sua execução e verificando o seu progresso e uso de recursos humanos e financeiros, a fim de cumprir metas, prazos, cronogramas e custos estabelecidos. Identifica os riscos do projeto e estuda formas de diminui-los. Planeja  as entregas (resultados) do projeto junto aos stake holders (clientes ou interessados no projeto), certificando-se de que o produto entregue está de acordo com o escopo e com as especificações planejadas. Auxilia as frentes de trabalho compostas pelos stakeholders, setores de negócios, logística, compras e recursos humanos. Responsabiliza-se pela confecção do termo de abertura do projeto, escopo, cronograma, prazos, apresentações, relatórios e documentos de todo projeto.
  • Gerência e análise de Inovações: gerenciamento do portfólio de projetos de desenvolvimento de produtos, sendo responsável pela seleção das prioridades, prazos e orçamento. Prospecção de oportunidades e parceiros de inovação aberta ou in house. Viabilização de projetos com demandas e/ou competências internas ausentes. Elaboração do Planejamento Tecnológico, definindo estratégias no escopo tecnológico e de inovação. Conhecimentos em análise de mercado, prospecção tecnológica, análise de patentes, transferência de tecnologia e formação de times de empreendedores, formação de spin-offs e start-ups.
  • Representação técnico-comercial: elaboração de propostas comerciais de produtos, equipamentos e serviços de bioquímica, biologia molecular, biotecnologia etc... Divulgação de novos produtos, serviços e promoções. Desenvolvimento de vendas consultivas. Apresentações técnicas na área de biotecnologia, inclusive com participação em congressos científicos como expositor. Requer conhecimentos de marketing, gestão e vendas. Responsável pelo relacionamento comercial entre a empresa e sua carteira de clientes. Efetuar negociações buscando cumprir as suas metas de vendas. Acompanhar e monitorar vendas, comportamento dos clientes e concorrência. Prospecção de novos clientes. Visitar, na periodicidade e roteiro definidos pela empresa, todos os clientes de carteira. Monitorar os processos de logística e pós-venda junto aos clientes. Executar as ações de marketing conforme definido pela área e realizar sondagens e pesquisas de junto a sua carteira de clientes.

 

  • Engenheiro de aplicação: apesar de nome, não é necessário ser engenheiro para realizar essa função, mas sim, ter altíssima capacitação técnica, em geral com Doutorado ou Mestrado. É responsável por levantar informações para interpretar as necessidades técnicas do cliente. Realizar instalação, treinamentos, troubleshooting de equipamentos. Realizar apresentações técnicas aprofundadas (palestras). Requer conhecimentos de marketing, gestão e vendas.
  • Assessoria Científica e Marketing de produtos científicos e industriais: suporte técnico ao cliente, provendo esclarecimentos técnicos sobre metodologias aplicadas, podendo ser necessário comparar diferentes protocolos analíticos e ajudar com interpretação de resultados. Fazer parte das ações de marketing e vendas, participando de encontros de comitês técnicos. Participar, junto à equipe de vendas, em novos projetos que necessitam de uma avaliação crítica dos níveis de serviços necessários e da capacidade de produção de análises para atender a demanda do cliente. Fazer uso eficiente de todos os níveis de serviços visando produtividade e rentabilidade dos projetos; Criar oportunidades para expandir o conhecimento técnico, científico e assuntos regulatórios; Identificar os potenciais clientes/instituições e pro ativamente desenvolver relacionamentos comerciais; Coletar informações sobre o Mercado, sobretudo concorrentes para suporte ao desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas;
  • Pesquisa e Desenvolvimento: este merece uma postagem a parte, porque o P&D industrial é diferente do acadêmico, embora utilize as mesmas habilidades. Pesquisa e desenvolve novas tecnologias, provas de conceitos, protocolos, protótipos e aplicações. Preenche relatórios elabora apresentações de resultados e instruções de trabalho, seleciona metodologias, materiais, reagentes e critérios de análises e interpretação de resultados.

Compartilhe este artigo:

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil

O movimento Bioquímica Brasil foi fundado em 2014 por egressos e estudantes dos cursos de Bioquímica.

bioquimicabr@gmail.com

0 comentários

Enviar um comentário

REDES SOCIAIS & CONTATO

FACEBOOK LINKEDIN INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

FACEBOOK
LINKEDIN
INSTAGRAM

bioquimicabr@gmail.com

Bioquímica Brasil ©. Divulgando a ciência Bioquímica desde 2014!