O QUE É O MOVIMENTO BIOQUÍMICA BRASIL?
O Bioquímica Brasil foi fruto de inúmeras discussões de alunos e egressos dos bacharelados em bioquímica acerca dos rumos da profissão. Desde o início de suas atividades, o BioquímicaBrasil se orienta de acordo com a influência de conceitos-chave de empreendedorismo, gestão, inovação e sustentabilidade, de acordo com vivência de seus membros no mercado de trabalho em empresas, indústrias e centros de pesquisa/universidades e mesmo em empresas júniores e centros acadêmicos. Seus membros executivos, assim como outros bioquímicos, contribuem ou contribuíram com empresas, indústrias, centros de pesquisa e universidades de renome no cenário nacional e mundial tais como Natura, Aspen pharma, Pratti-Donaduzzi, IBMP, Valeé, Fiocruz, UFV, UFRGS, UFSJ, UFMG, UEM, University of Kansas-EUA, Uppsala Universitet-Suécia, Friedrich Alexander Universität-Alemanha.
Desde 2014, o BioquímicaBrasil tem desenvolvido um portfólio de projetos de sucesso visando cumprir sua missão e visão: projetos de divulgação online da profissão, projetos de divulgação científica acerca de bioquímica e suas tecnologias e aplicações, projetos de definição da identidade profissional e de simbologias do bioquímico, projetos de integração entre alunos, egressos, professores e conselho profissional (CRQ/CFQ).
MISSÃO, VISÃO & VALORES
MISSÃO
Fomentar a criação de redes que conectem os bioquímicos entre si, com suas áreas de atuação e com o seu mercado de trabalho.
VISÃO
Ser referência na divulgação, representação e conexão entre os bioquímicos, as suas áreas de atuação e seu mercado de trabalho.
VALORES
Engajamento
Planejamento
Transparência
QUEM COLABORA COM O MOVIMENTO BIOQUÍMICA BRASIL?
Apenas Bacharéis em Bioquímica são admitidos como membros. Membros executivos gerenciam o Movimento Bioquímica Brasil e membros colaboradores trabalham em projetos específicos.
DIRETORIA EXECUTIVA
BRUNO LIMA
Bacharel em Bioquímica (UFV) Atuação em gestão e análise de projetos. Entre os principais interesses estão planejamento e execução de projetos, investimentos e fomento para projetos, geração de impacto econômico e social através da inovação, análises de riscos, melhoria contínua de produtos e processos e PDI para industria.
MARCELO DEPÓLO
Bacharel em Bioquímica (UFV) Atuação em ensino, pesquisa científica, extensão e ambiente acadêmico/universitário, incluindo temas como políticas públicas de PDI, divulgação científica, gestão acadêmica, processos ensino-aprendizagem, bioinformática e modelagem molecular, bioquímica e biologia molecular.
FLAVIANE COUTINHO
Bacharel em Bioquímica (UFSJ)
Atuação em ensino universitário – materiais didáticos, EAD, curadoria de conteúdos -, serviços analíticos e de P&D relacionados a bioquímica, biologia molecular e ciências ômicas, com aplicação em alimentos, agronomia, veterinária e diagnóstico molecular .
CONSELHO
MIKAEL SOARES
Bacharel em Bioquímica (UFV)
Atuação em na área de Empreenderismo e Inovação. Possui vivência em habitats de inovação e seus diversos atores como incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, startups, coworkings e investidores. Entre os principais interesses estão desenvolvimento de modelos de negócios e plataformas tecnológicas, criação de spin-offs de base científica.
FERNANDA TONELLI
Bacharel em Bioquímica (UFSJ),
Atuação no ensino, pesquisa científica, ambiente acadêmico/universitário e extensão , com foco em divulgação científica e representatividade de mulheres na ciência – tendo sido ganhadora do Prêmio Loreal Mulheres na Ciência de 2017- Fitoquímica, Nanotecnologia e Química biológica.
COLABS & PARCERIAS
Alunos: Parcerias com as principais entidades estudantis dos bacharelados em bioquímica.
Egressos: Parcerias com grupos específicos de egressos de acordo com focos de interesse e nichos de atuação. Exemplos são: 1. área industrial e de serviços análiticos (farmoquímica, alimentos, cosméticos, papel e celulose, ambiental e águas), 2. área de análises clínicas , toxicológicas, diagnóstico molecular e forense 3. Gestão (inovações, projetos, qualidade, empreendedorismo) 4. Ambiente acadêmico (ensino-aprendizagem, gestão acadêmica), 5. Consultorias, Assessoria científica, vendas e marketing técnico.
Professores: Parcerias com as coordenações e grupos específicos de professores dos bacharelados em bioquímica.
Bioquímica Brasil ©. Divulgando Bioquímica desde 2014!